nsc
dc

Vacinação

Sobe para 74.718 o número de pessoas imunizadas contra Covid-19 em Santa Catarina

Alguns municípios já iniciaram a vacinação em idosos com idade entre 75 e 79 anos

09/03/2021 - 05h00 - Atualizada em: 09/03/2021 - 08h27

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Vacinação contra Covid-19 avança em SC
Vacinação contra Covid-19 avança em SC
(Foto: )

Ao menos 74,7 mil pessoas podem se considerar imunizadas contra o coronavírus em Santa Catarina, segundo balanço da vacinação divulgado nesta segunda-feira (8) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIve-SC). No total, já foram feitas 323.559 vacinas no Estado, das quais 248.841 correspondem à primeira dose, e 74.718 à segunda, necessária para proteger contra a Covid-19.

> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

Entre os trabalhadores da saúde, 139.989 profissionais já receberam a primeira dose e outros 58.335 já se submeteram à segunda aplicação. No primeiro grupo prioritário no Estado, também estão os idosos e as pessoas com deficiência que residem em instituições de longa permanência. 

Nas casas de longa permanência, um total de 13.003 idosos foram contempladas com a imunização. Dessas, 5.678 receberam duas doses e o restante ainda aguarda pela segundo aplicação. 

Já em relação às pessoas com deficiência, foram 873 aplicações, das quais 347 correspondentes à conclusão do ciclo de imunização. A população indígena, que também integra a primeira leva de imunizados, recebeu 8.256 doses no total. 

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Ainda não incorporado na lista de prioritários, idosos com idade entre 75 e 79 anos passaram a receber a vacinação apenas em algumas cidades, segundo a gerente de imunização da DIVE/SC, Arieli Schiessl Fialho:

- Os grupos prioritários vacinados neste momento são os trabalhadores de saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, pessoas indígenas e idosos com 80 anos ou mais. Alguns municípios já iniciaram a vacinação em idosos com idade entre 75 e 79 anos. 

> Em Xanxerê, 16 pacientes com Covid-19 morreram à espera de leitos de UTI

> Conselho de Medicina de SC alerta sobre sintomas iniciais da Covid-19 e opções de tratamento

No total, 2.889 pessoas dessa faixa etária receberam a primeira aplicação e, apenas outras quatro, a segunda.

A média de aplicações diárias é de 6.603 doses em SC, em 49 dias de campanha, o que representa um aumento em relação ao balanço da segunda-feira anterior, dia 1º de março. Neste ritmo, a vacinação deve se estender até dia 1º de abril de 2022 pra vacinar os 2,89 milhões de integrantes dos grupos prioritários com a primeira dose. A imunização completa dos prioritários ocorreria em 14/6/23.

> SC passa de 8 mil mortes por covid-19 após semana com mais óbitos causados pela doença

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), todo o grupo que integra a primeira fase da vacinação será vacinado, porém, o ritmo depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde. 

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

Leia mais

Transferências de pacientes com Covid de SC para o Espírito Santo correm risco de suspensão

Corpo de catarinense que morreu com Covid-19 no Espírito Santo será levado a Chapecó

Colunistas