A ala conhecida como o “presídio dos famosos”, em Tremembé, começou a ser desmontada pelo governo do estado de São Paulo. Alguns dos condenados por crimes “notórios” estão sendo transferidos para outros presídios — Potim e Guarulhos II —, como o jogador Robinho e Walter Delgatti, conhecido como Hacker de Araraquara e pela chamada “Vaza Jato”. Com informações da CNN Brasil.
Continua depois da publicidade
O fato foi confirmado à CNN por fontes da advocacia e do sistema prisional. Ao menos quatro presos conhecidos já foram transferidos de dezembro do ano passado para janeiro deste ano. Além de Robinho, condenado por estupro, e do Hacker de Araraquara — condenado com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) — foram transferidos o influencer Buzeira, de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, preso pela Polícia Federal e o o empresário Thiago Brennad, encarcerado por violência doméstica.
A ideia da mudança é “pulverizar” os presos em outras penitenciárias para que não haja mais um espaço batizado de “presídio dos famosos” como Tremembé.
O advogado criminalista Bruno Ferullo informou à CNN que o presídio 2 deixará de receber esse perfil de dententos e que o governo do estado de São Paulo decidiu alterar o tipo de presos que a unidade irá abrigar.
— Tremembé passará a receber presos de outro perfil, como exemplo regime semiaberto. Essas transferências não dependem de autorização judicial. No sistema prisional estadual de São Paulo, a Secretaria de Administração Penitenciária tem discricionariedade para remanejar presos entre unidades. O Tribunal de Justiça foi apenas cientificado da mudança — detalhou ele.
Continua depois da publicidade
Não há um motivo oficial para a mudança. Contudo, segundo Ferullo, as razões que costumam estar por trás de decisões como essa, incluem:
- Reorganização de unidades penitenciárias para melhor gestão de perfis diferentes de presos;
- Segurança institucional, tanto para os internos quanto para a administração penitenciária; e
- A série Tremembé exibida pela Amazon, que foi um grande gatilho para que gerasse essas mudanças, haja vista ilustrar as supostas regalias que ali existiam.
Procurada, a Secretaria da Administração Penitenciária informou que a unidade prisional opera dentro dos padrões de segurança e disciplina, e que as movimentações de custodiados são realizadas conforme o planejamento e os protocolos internos, que, por razões de segurança, não são detalhados.
O Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, é conhecido como “presídio dos famosos” por já ter abrigado presos de crimes de grande repercussão nacional, como Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga, Robinho e Thiago Brennand, que recebem tratamento diferenciado e menor risco de violência de facções, sendo tema de livros e, recentemente, de uma série.
Continua depois da publicidade









