nsc

Ensino

UFSC encerra nesta quinta inscrição para processo seletivo não presencial para graduação

Notas de vestibulares e do Enem dos últimos anos podem ser usadas para seleção

03/03/2021 - 08h57 - Atualizada em: 03/03/2021 - 10h27

Compartilhe

Juliana
Por Juliana Gomes
Centro de Eventos da UFSC em Florianópolis em registro feito antes da pandemia
Centro de Eventos da UFSC em Florianópolis em registro feito antes da pandemia
(Foto: )

Encerram nesta quinta-feira (4) as inscrições para o processo seletivo não presencial para cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A modalidade de seleção foi definida pela universidade como alternativa ao vestibular tradicional por conta da pandemia de coronavírus

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Ao todo, 2.516 candidatos devem ser selecionados e a previsão é de que as aulas comecem no primeiro semestre de 2021. Desse total de vagas, 1.801 serão preenchidas pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020, e outras 715 vagas com utilização da nota de um dos cinco últimos vestibulares presenciais da UFSC (2018, 2018.2, 2019, 2019.2 ou 2020).

> SC inicia transferência de pacientes com Covid-19 para o Espírito Santo

Santa Catarina é um paciente em estado gravíssimo à espera de um leito de UTI

A inscrição ocorre exclusivamente pela internet, no site da universidade, por candidatos que concluíram ou estejam prestes a concluir o Ensino Médio. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.

Na hora de se inscrever, o candidato deve indicar o sistema de notas que deseja usar (Enem ou Vestibular). Cada candidato terá direito a apenas uma inscrição e deverá optar por um sistema de notas.

A distribuição das vagas segue os critérios da Política de Ações Afirmativas da UFSC nos dois sistemas de notas, sendo metade para concorrência geral e a outra metade na modalidade de reserva de vagas (cotas) para estudantes de escolas públicas, informou a universidade.

> Santa Catarina vai receber mais 91 mil doses da Coronavac nesta quarta-feira

"Tenho certeza que se tivesse leito ele teria se salvado", diz filha de paciente que morreu na fila por UTI em Xanxerê

Enem

Para participar do processo seletivo usando a média do Enem, o candidato tem que ter participado de pelo menos uma das quatro últimas edições do Enem (2017, 2018, 2019 ou 2020).

Além disso, precisa ter feito, no mínimo, 200 pontos na redação e uma nota superior em 10% à nota mínima daquela edição do exame em nas disciplinas de ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Os estudantes que fizerm o Enem como “treineiro” não poderão usar a nota para concorrer.

Vacinação de profissionais de academias contra Covid-19 causa polêmica em cidades de SC

Santa Catarina tem mais 87 mortes por coronavírus e 5,8 mil novos casos confirmados

Vestibular

Os interessados em usar a nota de vestibular deverão ter participado de pelo menos uma das edições do Vestibular da UFSC de 2018, 2018.2, 2019, 2019.2 ou 2020. Os candidatos que fizeram a prova por experiência no Vestibular de 2020, exclusivamente, poderão usar a nota para concorrer.

Para compor a nota final, serão considerados o número de acertos das questões de múltipla escolha e a pontuação obtida após uma nova correção das questões discursivas e da redação.

Conforme a Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), apenas os candidatos que alcançarem uma pontuação mínima nas disciplinas de primeira língua, segunda língua, biologia, matemática, ciências humanas e sociais, física e química terão a redação e as questões discursivas corrigidas novamente.

Santa Catarina tem mais 87 mortes por coronavírus e 5,8 mil novos casos confirmados

Hospital Santa Isabel diz não ter condições de abrir mais leitos de UTI para Covid-19

Portanto, o ingresso aos cursos de graduação da UFSC no ano letivo de 2021 ocorre através de um processo seletivo não presencial e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A UFSC prevê ainda um vestibular presencial no início de segundo semestre de 2021, caso as condições sanitárias permitam.

Confirmações

A partir de 10 de março, começa o prazo de confirmação das informações de inscrição. Em 5 de abril, será divulgada a confirmação da inscrição preliminar com as notas com as quais o candidato concorrerá às vagas do processo seletivo.

A confirmação da inscrição definitiva, com informações sobre o curso que o candidato pretende cursar, o sistema de notas e as notas a serem utilizados na seleção será publicada em 16 de abril.

Conforme o cronograma, o Boletim de Desempenho Individual Preliminar será publicado em 3 de maio e o resultado final do concurso sai em em 14 de maio. Tudo isso será divulgado no site da universidade.

Leia mais:

Secretários Estaduais de Saúde pedem fechamento de praias, escolas e toque de recolher no Brasil

> SC tem a maior ocupação de leitos de UTI Covid do Brasil, segundo a Fiocruz

Colunistas