nsc
an

Pandemia

Variante do coronavírus em SC: profissionais de saúde envolvidos com paciente serão testados em Joinville

Caso confirmado é de homem de 55 anos, com histórico de viagem para Manaus

11/02/2021 - 14h00 - Atualizada em: 11/02/2021 - 14h10

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Teste de coronavírus
Teste de coronavírus
(Foto: )

O primeiro caso da nova variante de coronavírus em Santa Catarina foi confirmado em Joinville e a prefeitura da maior cidade do Estado afirmou na tarde desta quinta-feira (11) que todos os profissionais de saúde envolvidos com o paciente serão testados para Covid-19.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

A coleta de exames será realizada nos profissionais que participaram do atendimento do paciente na UPA Leste e no Hospital Bethesda. Caso algum destes profissionais apresente caso positivo para Covid-19, será submetido ao teste do sequenciamento genético.

O homem de 55 anos é morador da zona Leste de Joinville e tem histórico de viagem para Manaus, de onde retornou em 16 de janeiro. No mesmo dia, apresentou falta de ar e buscou atendimento na Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Leste.

> Como Santa Catarina enfrentará novas variantes do coronavírus como a de Manaus

No dia seguinte, foi encaminhado para internação no Hospital Bethesda e após oito dias recebeu alta com quadro estável. A Secretaria da Saúde fez a busca ativa com os familiares do homem, que não apresentaram nenhum sintoma ou evidência de contaminação.

Segundo o município, a identificação da variante no paciente joinvilense se trata de um caso isolado e não há indícios de contaminação comunitária na cidade.

> Joinville multou 200 pessoas por descumprir isolamento domiciliar

Outros casos suspeitos em investigação em SC

A identificação da variante foi feita pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que faz testes de sequenciamento de genoma. As amostras foram enviadas pelo Lacen assim que o caso foi identificado.

> Nova variante do coronavírus: Vigilância Sanitária não descarta casos em Chapecó

Até agora, cinco casos suspeitos de nova variante foram descartados em Santa Catarina, e outros 14 seguem sob investigação. Entre as suspeitas há pacientes que foram internados em Florianópolis, no Hospital Caridade e no Hospital Baía Sul.

A variante brasileira é mais transmissível que outras mutações do coronavírus, o que levou países como Portugal, Reino Unido, Itália e Alemanha a proibirem a entrada de viajantes vindos do Brasil.

Leia também

> Jogador do JEC perde o treino por falta de celular e ganha presente do treinador; veja vídeo

> Peixes mortos aparecem no rio Cachoeira em Joinville; veja vídeo

Colunistas