O primeiro caso da nova variante de coronavírus em Santa Catarina foi confirmado em Joinville e a prefeitura da maior cidade do Estado afirmou na tarde desta quinta-feira (11) que todos os profissionais de saúde envolvidos com o paciente serão testados para Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A coleta de exames será realizada nos profissionais que participaram do atendimento do paciente na UPA Leste e no Hospital Bethesda. Caso algum destes profissionais apresente caso positivo para Covid-19, será submetido ao teste do sequenciamento genético.
O homem de 55 anos é morador da zona Leste de Joinville e tem histórico de viagem para Manaus, de onde retornou em 16 de janeiro. No mesmo dia, apresentou falta de ar e buscou atendimento na Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Leste.
> Como Santa Catarina enfrentará novas variantes do coronavírus como a de Manaus
Continua depois da publicidade
No dia seguinte, foi encaminhado para internação no Hospital Bethesda e após oito dias recebeu alta com quadro estável. A Secretaria da Saúde fez a busca ativa com os familiares do homem, que não apresentaram nenhum sintoma ou evidência de contaminação.
Segundo o município, a identificação da variante no paciente joinvilense se trata de um caso isolado e não há indícios de contaminação comunitária na cidade.
> Joinville multou 200 pessoas por descumprir isolamento domiciliar
Outros casos suspeitos em investigação em SC
A identificação da variante foi feita pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que faz testes de sequenciamento de genoma. As amostras foram enviadas pelo Lacen assim que o caso foi identificado.
> Nova variante do coronavírus: Vigilância Sanitária não descarta casos em Chapecó
Até agora, cinco casos suspeitos de nova variante foram descartados em Santa Catarina, e outros 14 seguem sob investigação. Entre as suspeitas há pacientes que foram internados em Florianópolis, no Hospital Caridade e no Hospital Baía Sul.
Continua depois da publicidade
A variante brasileira é mais transmissível que outras mutações do coronavírus, o que levou países como Portugal, Reino Unido, Itália e Alemanha a proibirem a entrada de viajantes vindos do Brasil.
Leia também
> Jogador do JEC perde o treino por falta de celular e ganha presente do treinador; veja vídeo
> Peixes mortos aparecem no rio Cachoeira em Joinville; veja vídeo