nsc
    hora_de_sc

    Transporte público

    Ônibus voltam a circular nesta segunda-feira em Florianópolis; entenda as regras

    Serviço retorna com mudanças de horários e três novas linhas para atender à demanda e evitar aglomerações

    10/08/2020 - 03h00 - Atualizada em: 10/08/2020 - 08h51

    Compartilhe

    Por Vinicius Dias
    ônibus
    Transporte coletivo estava proibido na Grande Florianópolis desde 20 de julho
    (Foto: )

    Os ônibus voltaram a circular em Florianópolis nesta segunda-feira (10). Após a possibilidade de retomada dada pelo decreto mais recente do governo de SC com restrições contra o coronavírus, a prefeitura definiu o retorno do transporte coletivo com mudanças de horários, novas linhas e orientações aos passageiros.

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    O serviço estava proibido na Grande Florianópolis desde 20 de julho, quando a região entrou na classificação de risco “gravíssimo” para coronavírus, conforme o governo de SC. Como as cidades caíram para nível “grave” na semana passada, veio a permissão para a volta dos ônibus, que também ocorre nesta segunda em São José e Palhoça.

    A volta dos ônibus vale para as linhas municipais e intermunicipais. Apesar de o governo estadual ter autorizado a retomada do transporte interestadual, Florianópolis ainda precisa definir como e quando será a retomada. O mesmo vale para outras cidades catarinenses.

    A prefeitura da Capital orienta que os passageiros estejam atentos a partir desta segunda-feira (10) em relação a mudanças em horários, além de trajetos, pontos de embarque e integrações. O argumento é que alterações foram feitas para evitar aglomerações. Entre elas, estão algumas viagens extras em linhas de maior demanda e a criação de três novas linhas para atender o Norte da Ilha.

    Regras sanitárias, pagamento pré-pago e check-in por QR Code

    A consulta de pontos de embarque e horário das linhas pode ser feita no aplicativo ou no próprio site do Floripa no Ponto, além dos sites do Consórcio Fênix e da prefeitura de Florianópolis. Além de evitar aglomerações nas paradas de ônibus e terminais, os passageiros devem usar máscara de proteção facial, respeitar a lotação máxima de 40% por veículo e fazer o pagamento apenas por cartão pré-pago.

    > Painel do Coronavírus: confira dados atualizados da doença em SC

    Os usuários ainda devem se cadastrar no site do Covidômetro Floripa para se habilitarem a fazer check-in a cada viagem no transporte coletivo (veja como fazer isso, passo a passo). Por meio desse sistema, a prefeitura consegue rastrear o fluxo de passageiros e identificar possíveis contaminações.

    Caso uma pessoa que testou positivo para coronavírus tenha feito check-in enquanto estava assintomática, todas as pessoas identificadas pela plataforma nesses mesmos locais serão alertadas. O município garante que essas informações são protegidas, o que preserva a privacidade dos usuários.

    Mudanças nas linhas

    164 - Córrego Grande via Poção e 163 - Córrego Grande - A linha 164 tem mais horários, e passa a atender também os usuários que utilizavam a linha 163.

    136 e 138 - Volta ao Morro Saída Sul - Essas linhas fazem integração com as demais linhas no Titri, ampliando as possibilidades de deslocamento para quem está no terminal. Quem utiliza essas linhas sentido Centro pode ir até o Titri ou embarcar no ponto mais próximo desse terminal na Rua Prof. Milton Roque Ramos Krieger ou no ponto da Rua Odilon Fernandes.

    135 e 137 - Volta ao Morro Saída Norte - Essas linhas fazem integração com as demais linhas no Titri, ampliando as possibilidades de deslocamento para quem está no terminal. Os pontos de embarque que haviam na Rua Lauro Linhares foram modificados temporariamente e quem utiliza essas linhas no sentido UFSC pode embarcar no ponto mais próximo do Titri na Rua Prof. Milton Roque.

    183 e 186 Corredor Sudoeste - Essas linhas tiveram seus nomes alterados para 183 - Corredor Sudoeste via Saco dos Limões e 186 - Corredor Sudoeste via Túnel e passam a operar com um novo itinerário e quadro de horários. Os usuários que utilizavam a linha 153 - Costeira do Pirajubaé serão atendidos pelas linhas 183 e 186.

    Linhas 660 - Aracy Vaz Callado e 844 - Bairro de Fátima - Essas linhas tiveram os itinerários unificados, criando portanto, uma nova linha, a 844 - Bairro de Fátima via Aracy Vaz Callado, que passa a atender os usuários que utilizavam a 660 e 844.

    287 - Rio Vermelho via Vargem Grande - Linha nova que começa a operar oferecendo mais horários para os usuários da Vargem Grande e uma opção mais rápida para o Rio Vermelho.

    288 - Circular Rio Vermelho e 289 - Circular Vargem Grande via Rio Vermelho - Novas linhas e opções e horários para os usuários do Norte.

    Protocolo rígido e monitoramento

    Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, o prefeito Gean Loureiro falou sobre a retomada do serviço nesta segunda-feira. Ele acompanhou o retorno das atividades pela central de monitoramento, com dezenas de câmeras em tempo real. 

    Conforme o prefeito, as mais de três mil partidas das 91 linhas da cidade são acompanhadas por esse sistema, e se algum descumprimento é flagrado, o cobrador é informado para que intervenha junto ao passageiro.

    O protocolo a ser seguido pelas pessoas como a higienização das mãos e uso obrigatório de máscara, e também por parte das empresas, é o mesmo que foi implantado na metade de junho, quando o serviço retornou na cidade.

    - Florianópolis tem um dos protocolos mais rígidos do país, e funcionou 100% o cumprimento tanto por parte dos usuários como das empresas, funcionários, o que nos deu segurança para esse retorno - comentou.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas