“Boom” de iates causa fila de espera de dois meses para manutenção pré-temporada em SC

Na Marina Itajaí, um dos maiores complexos náuticos do país, 300 prestadores de serviço circulam diariamente

Compartilhe:
Marina Itajaí

Marina Itajaí tem 80% das vagas ocupadas e previsão de ocupação total no verão (foto: Divulgação)

Às vésperas do verão, a fila de espera dos donos de embarcações de lazer pelas manutenções preventivas em SC é de no mínimo 60 dias. É este o prazo de espera na Marina Itajaí, um dos maiores complexos núticos do país, que há semanas tem o pátio de serviços lotado de lanchas e ites de todos os tamanhos.

Continua após a publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O gargalo é resultado da explosão na venda de embarcações a partir da pandemia, e no lugar que SC alcançou no topo do ranking da náutica nacional, como maior fabricante de embarcações do país.

Continua após a publicidade

Mais de 300 pessoas passam diariamente pela Marina Itajaí para prestar os mais variados serviços. Se somadas as empresas envolvidas, a estimativa é que a temporada de reparos movimente cerca de três mil empregos em Itajaí e região.

SC avalia “tax free” para turistas estrangeiros

– Com o fortalecimento da náutica, que é um mercado que depende de muita mão de obra e gera uma quantidade altíssima de empregos, cresce também toda a cadeia de serviços que envolve a parte de manutenção e serviços. Isso inclui a assistência de equipamentos da marina para transportar as embarcações, como o travel lift e fork lift, além de empresas e técnicos especializados em pintura de fundo, hidráulica, elétrica, fornecimento de peças, entre outros – diz o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira.

Construída em parceria público-ptivada, em área que originalmente pertence ao Porto de Itajaí, a marina é considerada um case de sucesso. O empreendimento foi impulsionado pelo crescimento na indústria náutica local, que concentra o maior polo do país – incluindo os principais fabricantes do mundo.

Continua após a publicidade

Proposta recorde para operar Porto de Itajaí é desclassificada na fase documental

Atualmente, a Marina Itajai tem 405 vagas, entre secas e molhadas, com ocupação de 80% e previsão de chegar a 100% durante a temporada de verão. O empreendimento avalia novas ampliações para os próximos anos.

Continua após a publicidade

O desenvolvimento da náutica tem contribuído com a economia de Itajaí, que foi prejudicada ao longo dos útimos meses pela queda na movimentação portuária. Nos primeiros seis meses de 2023, a cidade alcançou mais de 5,6 mil empregos com carteira assinada, a segunda que mais gera empregos em Santa Catarina, conforme divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. No Brasil, segundo a Associação Náutica Acobar, o volume de empregos gerados especificamente na náutica deve ultrapassar 120 mil este ano.


Leia mais:

Chefão do tráfico com conexões em Balneário Camboriú está em prisão resort na Bélgica

Continua após a publicidade

Milionário iate clássico italiano desembarca no Brasil e será vendido em SC

A briga familiar de milhões pela construtora do “prédio do Neymar” em Balneário Camboriú

Continua após a publicidade

Arranha-céu com 500 metros de altura vai fazer Balneário Camboriú arrecadar como nunca

Balneário Camboriú terá nova onda de valorização imobiliária