nsc
nsc

alargamento

Balneário Camboriú proíbe navegação de embarcações na Praia Central; entenda

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
23/07/2021 - 09h05
Orla de Balneário Camboriú
Orla de Balneário Camboriú (Foto: Paulo Silvio Pereira, Arquivo Pessoal)

O início da operação para posicionar no mar os tubos que levarão areia para o alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú levou a prefeitura a proibir a circulação de embarcações em todo o perímetro, até 1,2 quilômetro de distância a partir da Ilha das Cabras. A ordem é tanto para embarcações pesqueiras e de turismo, quanto para as de lazer, como lanchas e iates.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ao longo das ultimas semanas, a prefeitura negociou o fechamento com as empresas de turismo que vendem passeios de barco, com as marinas e também os com os pescadores artesanais. A proibição serve especialmente para o trecho onde estiver a tubulação, que será sinalizado pela Capitania dos Portos de Itajaí. Mas a recomendação é que as embarcações não se aproximem da orla em toda a extensão da praia, para evitar o risco de acidentes.

A suspensão de navegação deve seguir até novembro, quando é previsto o término da dragagem e a tubulação será retirada da água.

Imóveis de Neymar em SC somam R$ 60 milhões; veja quais são

O transporte dos tubos até o ponto onde iniciará a dragagem começou na última quarta-feira (21). Duas linhas de tubulação soldada estão sendo empurradas por tratores até o mar, no trecho entre a Rua 2.500 e a Rua 3.700. Com cerca de um quilômetro de extensão, cada linha foi pressurizada e tem as bordas lacradas.

Já na água, a linha é ligada por rebocadores por meio de cabos de aço. Os rebocadores posicionarão os dutos no lugar exato. A pressurização faz com que eles flutuem na água. A primeira linha ficará na altura da Rua 3.300. A segunda linha será conectada a ela, formando um longo duto a partir da praia.

Animação mostra como será feito o alargamento da praia em Balneário Camboriú

A terceira etapa será a instalação de uma tubulação flexível de borracha, que integrará o sistema de conexão com a draga. Esse tubo vai despressurizar os dutos e fazer com que afundem. A expectativa é que essa fase preparatória termine nos próximos dias, e dê lugar ao início das obras.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer​​

Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid

O que falta para levar Pazuello à cadeia?

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas