nsc
nsc

Opinião

Prefeito de Itajaí acerta ao pedir desculpas pela guarda municipal

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
15/09/2021 - 20h35 - Atualizada em: 15/09/2021 - 20h37
Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, fez pedido de desculpas
Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, fez pedido de desculpas (Foto: Reprodução)

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), publicou na noite desta quarta-feira (15) um pedido de desculpas pela ação truculenta de guardas municipais contra um menino de 17 anos que vendia doces sem alvará. Em vídeo e texto, dirigiu-se ao garoto, sua família e à comunidade. Disse que a covardia registrada nas imagens da agressão é “inadmissível” e se comprometeu a “garantir que a guarda mantenha uma conduta humanizada”.

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

- A Guarda de Itajaí foi criada para ser amiga da população. Uma guarda comunitária, com abordagens humanizadas, cuidando da segurança de todos, sem discriminação. Infelizmente não foi isso o que aconteceu – afirmou o prefeito.

Morastoni faz bem ao pedir desculpas e por afirmar, com clareza, que a prefeitura não aceitará esse tipo de comportamento. A família do garoto quer também que sejam retiradas as acusações feitas contra ele pelos guardas, de desacato, resistência e lesão corporal - pedido que parece justo, diante das circunstâncias. O fato é que a ação dos guardas municipais expôs uma truculência covarde, que não combina com uma força de segurança que nasceu com o compromisso de estar próxima dos cidadãos, previsto em lei.

Opinião: Truculência de guardas municipais contra vendedor de doces em Itajaí é covarde e inaceitável

Vendedor de alfajor em Itajaí ganha curso após ser vítima de ação truculenta de guardas

É uma pena que o mesmo tom repreensivo não tenha sido adotado, prontamente, pelo próprio comando da Guarda Municipal. A ação desproporcional dos agentes merecia ter sido reprovada de forma contundente desde o princípio, para que não manche toda a corporação.

Vitrine do alargamento da praia em Balneário Camboriú, Barra Sul fica pronta esta semana

Tão importante quanto o pedido de desculpas do prefeito e o reconhecimento do equívoco, é o comprometimento em garantir que tais cenas nunca mais se repitam. Isso se faz com treinamento, reciclagem e punição pelos excessos cometidos.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas