O primeiro mês do ano registrou ritmo acelerado na abertura de novos negócios em Santa Catarina. Foram 31.970 empresas registrados, 44,1% mais do que no mesmo período de 2024, quando totalizaram 22.183. As informações são da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Uma análise de dados feita pela junta apurou que a maioria dos empreendedores do mês de janeiro é jovem: 12.948 registros foram feitos por pessoas com idade entre 21 e 30 anos.
O setor de serviços liderou a geração de novos CNPJs. O grupo de comércio varejista e atacadista, reparação e veículos e motocicletas ficou em primeiro lugar com 5.510 novos negócios. Em segundo lugar ficou transporte e armazenagem com 4.882 novas empresas, seguido por atividades administrativas e serviços complementares, com 3.232 registros.
Forte em SC, a indústria de transformação teve 3.137 novas empresas cadastradas e o setor de construção civil, 2.832 novos negócios.
Continua depois da publicidade
Como é difícil manter um negócio por muito tempo, o fechamento de empresas também é significativo. No primeiro mês deste ano, 14.233 CNPJs encerraram atividades. Assim, o saldo positivo de novas empresas em 17.737, o que significa 63,7% a mais do que o de janeiro do ano passado.
Para o secretário de estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, esse resultado positivo na abertura de empresas ocorre porque a economia catarinense está aquecida.
– A nossa economia cresce 5,6%, acima da média nacional, e isso impulsiona o ambiente de negócios. Além disso, há uma série de benefícios para aquele empreendedor que formaliza sua empresa, seja como MEI ou microempresa. Com o CNPJ em mãos, ele tem acesso a diversos programas do governo do estado, como o Juro Zero e o Pronampe, por exemplo, e isso aumenta a competitividade – explicou Silvio Dreveck.
O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, chama a atenção para a melhoria do ambiente de negócios no estado para simplificar a vida dos empreendedores.
Continua depois da publicidade
– A Junta Comercial de Santa Catarina, em parceria com outros órgãos do governo do estado, tem atuado para desburocratizar o ambiente de negócios. Iniciativas como o SC Bem Mais Simples e o Simplifica SC são fundamentais para garantir que o empreendedor tenha mais liberdade para produzir, trabalhar e gerar empregos – destacou Fernando Baldissera.
Leia também
Inflação de Florianópolis tem a maior alta entre as capitais brasileiras em janeiro
Santa Catarina lidera crescimento industrial no país em 2024, mostra o IBGE
SC é destaque nacional na contratação de trabalhadores com curso superior
Empresário do comércio de SC está menos confiante; entenda
Quem vai pagar a conta da alta das tarifas de aço e alumínio dos Estados Unidos
Grupo Vila Galé anuncia estudos para três projetos de hotéis em Santa Catarina
Balneário Camboriú tem o primeiro porto turístico alfandegado do Brasil