O Aeroporto Internacional de Florianópolis foi o terminal do país que registrou o maior crescimento na oferta de voos internacionais em 2024 e, neste ano, a movimentação de passageiros segue intensa. No primeiro semestre de 2025, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), passaram pelo aeroporto de Florianópolis 733,3 mil passageiros internacionais, 82% de todo o movimento de 2024. Isso tem sobrecarregado, em alguns momentos, o trabalho na imigração, com fila de espera de até uma hora, como foi na madrugada de 18 de agosto, quando chegaram três aviões. Questionada sobre essas esperas, a administração do aeroporto disse que isso ocorre de forma pontual.

Continua depois da publicidade

– Nosso time de operações monitora constantemente o fluxo de pessoas no setor de imigração. Com base na previsão de voos e número de passageiros estimados para cada horário é feito o dimensionamento das equipes para atendimento. Porém, a malha aérea é dinâmica e voos podem operar fora da faixa programada, aumentando o movimento de desembarque e consequentemente o tempo de espera dos passageiros. Situações como essa acontecem de forma pontual – explicou a administração do aeroporto.

Passageiros que chegaram de voos internacionais na madrugada de 18 de agosto tiveram que esperar quase uma hora para passar pela imigração no aeroporto de Florianópolis (Foto: Estela Benetti)

A empresa concessionária destacou também que o dimensionamento da infraestrutura do Aeroporto Internacional de Florianópolis para a área de imigração e emigração está de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Anac no contrato de concessão, que dá uma diretriz de como o espaço da fila deve estar dimensionado e a quantidade de balcões disponíveis.

Apesar de o serviço estar dentro dos parâmetros da Anac, é importante os viajantes saberem que, ao chegar em Florianópolis, talvez tenham que esperar um pouco antes de partir para seus destinos.

Leia também

Continua depois da publicidade

Gigante global do agro investe em empresa de biotecnologia de Florianópolis

Pato laqueado de Pequim será “made in Brazil”, mas de Santa Catarina

Inventor, industrial funda duas multinacionais e o maior parque empresarial do Brasil

Startup de SC “médicos das árvores” recebe aporte para desenvolver IA

Fiesc lança pacote de ajuda a indústrias e volta a defender fala entre Lula e Trump

Brasil tem potencial para avançar na exportação de serviços, diz especialista