No período de janeiro a maio, o varejo ampliado em Santa Catarina alcançou crescimento acumulado de 5,1% frente aos mesmos meses do ano passado, mostra a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. Esse resultado ficou acima da média do Brasil, que teve alta de 1,1%% nos mesmos meses. Apesar do crescimento, o ritmo de vendas está caindo um pouco, em função da inflação e dos juros altos.

Continua depois da publicidade

O varejo ampliado inclui veículos, materiais de construção e o atacado de alimentos, bebidas e fumo. Frente ao mês anterior, abril, considerando a série com ajuste sazonal, o setor em SC teve queda de -2,1%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado cresceu 1,7% e no acumulado de 12 meses, até maio, cresceu 6,5%. Para se ter ideia do recuo gradual, em 12 meses até abril o setor cresceu em SC 7,2% e até março, mês anterior, 7,7%.

O Brasil, no varejo ampliado, cresceu 0,3% em maio frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal, na comparação com o mesmo mês do ano anterior cresceu 1,1%, mesmo valor alcançado este ano até maio, e no acumulado de 12 meses até maio teve alta de 2,4%. Nessa mesma comparação até abril cresceu 2,7% e até março, 3%.

Em Santa Catarina, considerando o período de janeiro a maio, os grupos com maiores altas foram os de Outros produtos de uso pessoal e doméstico (15,5%), Materiais de construção (8,8%), Hipermercados e supermercados (8,1%) e tecidos, vestuário e calçados (7,2%). Os únicos grupos com retração de vendas nesse período foram os de Equipamentos para escritório (-10,5%) e atacado de alimentos, bebidas e fumo (-2,1%).

Considerando o varejo restrito, que exclui veículos, peças, materiais de construção e atacado, Santa Catarina registrou crescimento de 7% até maio, mas também teve recuo de vendas de -1,8% em maio frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Alguns setores estão com mais dificuldades que outros. Os consumidores estão adquirindo mais produtos essenciais. Nos últimos 12 meses, o varejo restrito cresceu 5,2% em SC.

Continua depois da publicidade

Leia também

Ele fundou a primeira empresa aos 17 anos e hoje lidera multinacional bilionária de SC

Congresso de RH espera 5,5 mil pessoas e abre com palestra de Djamila Ribeiro

Multinacional de SC diversifica e lança novos produtos para tecnologias de climas

Associação lança campanha por solução urgente ao gargalo do Morro dos Cavalos na BR-101

Exportações de SC crescem no primeiro semestre, mas sentem impacto do tarifaço dos EUA

Cooperativismo de crédito gera ciclo virtuoso na economia, diz presidente da CredCrea

Como o cooperativismo impulsiona a economia e a qualidade de vida em Santa Catarina