Após anos de trabalho realizado com apoio do Sebrae Santa Catarina, prefeitura de Florianópolis e outras instituições, a Federação de Empresas de Aquicultura (Feaq) vai entregar ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a solicitação de registro do selo de Indicação Geográfica Ostras de Floripa. A entrega será em evento dia 12 deste mês, às 17h na Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, na Caieira da Barra do Sul.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Selo de Indicação Geográfica (IG) consiste num reconhecimento internacional de qualidade, que atesta que determinado produto com um grupo de características é exclusivo de uma região do mundo. No caso das ostras, serão exclusivas da região de Florianópolis.

Esse reconhecimento com IG inclui os cultivos de ostras nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Governador Celso Ramos. Uma das diferenças dessa ostra da região é que ela cresce mais rápido do que em outras regiões do mundo.

Com esse selo, a expectativa do setor é de ampliar as vendas nos mercados interno e externo e, também, atrair mais turistas para a região, fortalecendo essa imagem de produto de qualidade diferenciada.

Continua depois da publicidade

Além da prefeitura de Florianópolis e do Sebrae, esse trabalho para a conquista do IG contou com as colaborações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), FEAQ, Associação dos Maricultores do Sul da Ilha, as prefeituras de Palhoça, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos, Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, GT-Unesco Gastronomia, Abrasel-SC e Ministério da Agricultura.  

– É um momento muito importante para nós, porque garante reconhecimento nacional e internacional ao produto, fortalecendo toda a cadeia produtiva de Santa Catarina e incentivando os produtores locais. Com este requerimento, buscamos fortalecer o nome das Ostras de Floripa, o turismo e a gastronomia local e controlar a qualidade e origem do produto, reforçando a qualidade única da produção de Floripa, reconhecida pelo gosto acentuado, frescor e sabor intenso – destaca Roberto Tavares, gerente regional do Sebrae SC.

A Grande Florianópolis produz 90% das ostras no Brasil. São das espécies Crassostrea gigas e Crassostrea gasar, de origem no oceano Pacífico.

Com esse selo de IG, caso seja alcançado, Santa Catarina terá oito produtos de origem reconhecida como exclusivos. Na lista estão vinhos e espumantes da Uva Goethe, Banana da Região de Corupá, Queijo Artesanal Serrano, Mel de Melato de Bracatinga, Maçã Fuji da Região de São Joaquim, Vinhos de Altitude da Serra Catarinense e Erva-mate do Planalto Norte.

Continua depois da publicidade

Leia também

Empresa de bebidas quase centenária inaugura CD na Grande Florianópolis

Fiesc alerta que corte de incentivos pela MP 1185 vai gerar custo bilionário a empresas de SC

Governo de SC divulga decreto do Pronampe Emergencial para empresas atingidas pelas enchentes

Congresso de engenharia mecânica em Florianópolis tem apresentação de 1.250 trabalhos

Presidente da Fiesc visita fábrica da BRF nos Emirados Árabes Unidos

Totvs faz mais uma aquisição milionária de empresa de tecnologia de SC

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total