Líder mundial do setor de aços, a ArcelorMittal usou inteligência artificial (IA) em projeto para construir a expansão na unidade Vega, em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina, uma das unidades da companhia no Brasil. A iniciativa, que envolveu equipes locais e de outras unidades do mundo conquistou o prêmio no Manufacturing Leadership Council Awards 2025, realizado pela National Association of Manufacturers (NAM), mais importante entidade representativa da indústria nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

O projeto vencedor foi “Abordagem orientada por IA para avaliação de investimentos: caso de expansão da ArcelorMittal Vega” e a conquista foi na categoria “Transformação do Modelo de Negócio”. Pelo ineditismo, o projeto também foi um dos oito selecionados para o “Prêmio Futuro da Indústria”, concedido para as iniciativas mais transformadoras da premiação.

A ArcelorMittal Vega explica que usou IA para otimizar decisões estratégicas na ampliação que fez nos últimos anos, um investimento de R$ 2 bilhões inaugurado em novembro de 2024. O objetivo foi garantir o abastecimento contínuo aos clientes durante a reforma do laminador de tiras a frio.

De acordo com a companhia, foram analisados mais de 200 cenários com o uso de IA e isso permitiu a escolha das estratégias de investimento mais eficientes e a mitigação de riscos operacionais. Ainda segundo a ArcelorMittal, o projeto foi desenvolvido em apenas seis meses com a colaboração intensa entre as equipes da unidade Vega e times globais de Pesquisa e Desenvolvimento e de Tecnologia da própria empresa.

Continua depois da publicidade

– Esta é mais uma conquista que demonstra a excelência com que a ArcelorMittal desenvolve soluções e traça seu caminho em direção ao futuro. Este projeto garantiu otimização de desempenho e mitigação de riscos, e representa um passo importante na jornada da ArcelorMittal rumo à digitalização completa – destaca Sandro Sambaqui, diretor da ArcelorMittal em Santa Catarina.

A companhia foi representada nessa premiação por Marta García Barzana, diretora de Portfólio Digital Global R&D (Pesquisa e Desenvolvimento), e pelo executivo Borja Ena Rodríguez, líder de Área do Global de R&D da multinacional.

Com essa expansão bilionária, a ArcelorMittal iniciou em SC a produção de magnelis, um aço com tecnologia que permite durabilidade média três vezes maior porque tem capacidade de se regenerar.  

Leia também

Exportações de SC crescem no primeiro semestre, mas sentem impacto do tarifaço dos EUA

Cooperativismo de crédito gera ciclo virtuoso na economia, diz presidente da CredCrea

Como o cooperativismo impulsiona a economia e a qualidade de vida em Santa Catarina

Caixa lançar crédito especial ao setor de moda do país durante a Fenim Fashion em SC

“Carrões” de pessoas com deficiência não serão mais isentos de IPVA em SC

Grupo de SC serve 1 milhão de refeições por dia, tem cifra bilionária e usa mais tecnologias

MED-401 terá hub de inovação em saúde com mais de 20 startups em Florianópolis