Com mais de 4 mil casos de Covid-19 e 17 mortes confirmadas pela prefeitura, Blumenau permitiu que músicos se apresentassem ao vivo em plena rua neste sábado (11). Uma bandinha alemã tocou na praça do Castelinho e, num outro ponto da região da Rua XV, o som era de harpa.
Continua depois da publicidade
> Policiais são hostilizados ao tentar encerrar festa com aglomeração em SC
Todos cantavam ao microfone e, portanto, não usavam máscaras. Vídeos publicados no Instagram registraram as duas cenas, ocorridas no mesmo momento em que equipes da Vigilância Epidemiológica e da Defesa Civil interrompiam 35 eventos particulares. As imagens foram reproduzidas da rede social e por isso têm baixa qualidade.
> Clique aqui para receber as últimas notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp.
Quem percorreu a Rua XV no sábado descreveu calçadas cheias de consumidores. Era dia de comércio com horário estendido e promoções, o chamado Super Sábado, promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas) e pelo Grupo do Centro.
Continua depois da publicidade

O prefeito Mário Hildebrandt prometeu anunciar neste domingo (12) novas ações contra a pandemia de Covid-19. No sábado, 73% dos 63 leitos de UTI destinados à doença estavam ocupados. Na prática, porém, a situação é mais delicada, porque nesta conta estão cinco leitos pediátricos, 16 que não atendem SUS e cinco que nem ativos estão.
Blumenau precisa conciliar discurso e prática. Sinais de normalidade estimulam comportamentos de normalidade. Pelo visto nada se aprendeu com o episódio da recepção no shopping ao som de saxofone.
> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC