A Escola Barão, uma das mais tradicionais de Blumenau, vai investir R$ 35 milhões para reformar e ampliar as instalações mantidas na Rua Nereu Ramos, no Centro. A primeira etapa, que deve ficar pronta em 12 meses, contempla um novo prédio para a educação infantil e áreas de convivência comuns a todas as fases de ensino. O projeto tem previsão de quatro anos de duração e as obras iniciam assim que tudo estiver aprovado pelos órgãos competentes.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Detalhes da proposta serão apresentados à comunidade escolar em um café da manhã na própria escola marcado para as 8h do dia 3 de março. Segundo a Barão, o novo projeto arquitetônico está “baseado em referências educacionais internacionais e que explora novas possibilidades”.

O projeto, assinado pela A+C Arquitetura, segue preceitos de sustentabilidade, mobilidade e de flexibilidade dos espaços da escola. Além de energia fotovoltaica, a estrutura vai aproveitar a água da chuva, haverá coberturas verdes nos prédios com horta e também atividades complementares e a transformação do lixo, diz o professor Marcos da Silva, diretor da instituição. A integração entre os ambientes será feita por uma passarela que unirá todas as áreas de ensino desde o atual ginásio de esportes.

Pela proposta, os ambientes de aprendizagem terão um layout flexível, integrado a varandas externas e “promovendo um melhor conforto espacial, acústico e térmico, com brises naturais e utilização da luz solar”. O nível térreo terá predominância de espaços livres, cobertos e descobertos, decks e circulações cobertas, verdes e com muita sombra. Nenhuma das nove árvores existentes será derrubada.

Continua depois da publicidade

Escolhido em um concurso, o projeto também contempla um novo local compartilhado para alimentação e um auditório para 340 lugares no nível da passarela, com integração visual ao parque e às áreas de convivência. A reforma e a ampliação marcarão os 70 anos de história da escola.

Veja mais imagens do projeto

Projeto tem previsão de quatro anos para ser concluído
Projeto tem previsão de quatro anos para ser concluído – (Foto: Divulgação, A+C Arquitetura)
Primeira etapa, que deve ficar pronta em 12 meses, contempla um novo prédio para a educação infantil
Primeira etapa, que deve ficar pronta em 12 meses, contempla um novo prédio para a educação infantil – (Foto: Divulgação, A+C Arquitetura)
Nível térreo terá predominância de espaços livres, cobertos e descobertos, decks e circulações cobertas
Nível térreo terá predominância de espaços livres, cobertos e descobertos, decks e circulações cobertas – (Foto: Divulgação, A+C Arquitetura)

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Obra de reurbanização da Margem Esquerda em Blumenau começa em 2023, diz prefeito

Blumenau tem planos para tradicional imóvel enxaimel em frente ao Sesi

Alemão que liderou a T-Systems em Blumenau encara o desafio da própria empresa

Nova praça terá primeiro bar de cervejaria argentina em Blumenau

Fim dos cobradores e ar-condicionado nos ônibus de Blumenau estão no radar da Seterb​

Furb acha comprador e encaminha venda de terreno gigante em Gaspar

Blumenau recebe aval para primeiras obras beneficiadas por pacote bilionário de SC

Restaurantes de Indaial se unem para criar festival gastronômico

Multinacional de TI escolhe Blumenau para ser centro da expansão no Brasil​​​​​

Dono da Villa Germania em Indaial compra a maior produtora de codornas do Brasil​​​​​

Empresa de Blumenau é vendida por R$ 85 milhões a multinacional bilionária do Canadá​​​​​​

Marca Sulfabril é vendida e deve voltar ao mercado em 2022​