O ex-presidente da OAB Blumenau, Romualdo Paulo Marchinhacki, integra a lista tríplice de candidatos que concorrem a uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) pela regra do chamado Quinto Constitucional. O Tribunal Pleno do TJSC definiu os “finalistas” na tarde desta quarta-feira (2). A relação será encaminhada ao governador Carlos Moisés, a quem cabe a escolha.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Marchinhacki, que atualmente é procurador do município, foi o segundo mais votado de uma lista reduzida a seis candidatos – eram 17 aspirantes ao cargo no início – apreciada pelos desembargadores do Estado presentes na sessão. Com 72 indicações, ficou atrás apenas de Marcos Fey Probst, de Florianópolis, que teve 76 votos. O outro nome na disputa é de Giovani de Lima, de Joinville, que teve 52 votos.

A corrida, por outro lado, é dada como perdida. Além de ter sido o mais votado da lista sêxtupla, o que por si só já seria um argumento que teria peso na escolha, Probst sempre despontou como favorito por ter outro trunfo: é próximo de Moisés, tanto que atuou na defesa do governador nos processos de impeachment. Ele será nomeado para a função, informou ainda nesta quarta-feira (2) o colega Ânderson Silva.

Marchinhacki bateu na trave, mas sai maior do processo, com uma votação que o credencia a buscar novamente a vaga em uma seleção futura.

Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Testes com ar-condicionado nos ônibus de Blumenau começarão pelo Troncal 10

Escola Barão vai investir R$ 35 milhões para ampliar unidade em Blumenau

Obra de reurbanização da Margem Esquerda em Blumenau começa em 2023, diz prefeito

Blumenau tem planos para tradicional imóvel enxaimel em frente ao Sesi

Alemão que liderou a T-Systems em Blumenau encara o desafio da própria empresa

Nova praça terá primeiro bar de cervejaria argentina em Blumenau​​

Furb acha comprador e encaminha venda de terreno gigante em Gaspar

Blumenau recebe aval para primeiras obras beneficiadas por pacote bilionário de SC​​

Multinacional de TI escolhe Blumenau para ser centro da expansão no Brasil​​​​​​​​​​

Empresa de Blumenau é vendida por R$ 85 milhões a multinacional bilionária do Canadá​​​​​​

Marca Sulfabril é vendida e deve voltar ao mercado em 2022​