Uma minieleição promete agitar os bastidores da política de Blumenau em outubro – e já agora em 2021. Servidores públicos vão escolher a nova diretoria do sindicato da categoria (Sintraseb) para a gestão 2022-2026. A entidade publicou na segunda-feira (30) o edital de convocação do pleito.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A votação vai acontecer nos dias 26 e 27 de outubro. Mesas coletoras serão instaladas na sede do Sintraseb, na prefeitura, nas autarquias e fundações do município. Também haverá mesas coletoras itinerantes.
A partir de sexta-feira (3) abre-se o prazo para o registro de candidaturas, que se estende até o dia 17 deste mês. O grupo liderado pelo atual coordenador-geral do Sintraseb, Sergio Bernardo, deve buscar mais um mandato. Mas já há movimentação para construção de uma chapa alternativa.
O processo eleitoral será coordenado por uma comissão eleitoral eleita em assembleia geral realizada no dia 23 de agosto. Formam o grupo Luiz Cifuentes e Carla Xavier da Silveira Delfino, diretores do sindicato dos trabalhadores em educação (Sinte-SC), e Ari Germer, diretor do sindicato que representa profissionais do transporte coletivo.
Continua depois da publicidade
Ao todo, 4.632 servidores filiados estão aptos a votar. O número representa pouco mais da metade dos cerca de 8,7 mil trabalhadores do serviço público de Blumenau, considerando apenas a administração direta.
A nova gestão terá desafios pela frente no momento em que se discute a reforma da previdência dos servidores municipais.
Leia também
Empresa de Blumenau quer incluir mais mulheres na equipe de mecânicos
O que a política de Blumenau tem que a de SC e a do Brasil não têm
Indústria de Blumenau cria quase 500 novos empregos em julho; setor têxtil é destaque
Com quiosque e playground, nova praça Dr. Blumenau deve ser inaugurada em novembro
Furb vai vender terreno em Gaspar para pagar dívidas e reformar campus em Blumenau
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade