A ampliação da pista do aeroporto de Joinville poderá voltar a ser discutida na cidade. Na última reunião da Amunesc, realizada em agosto e com ata divulgada nesta semana, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, defendeu estudos sobre o investimento no terminal aéreo, como forma de atrair voos de aeronaves de maior porte de passageiros e de cargas. A manifestação de Adriano foi feita em momento de debate sobre os projetos do programa InovAmunesc, em parceria com o governo do Estado – um dos eixos é a mobilidade regional.

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No contrato de concessão do aeroporto, a ampliação da pista não está entre os investimentos previstos. A concessão se estende até 2051. Mas o investimento pode ser incluído se houver demanda e definição de fonte de recursos. Neste momento, o número de voos em Joinville não é maior por decisões de mercado – o terminal tem capacidade para movimentar mais passageiros.

A atual pista tem 1.540 metros. No passado, quando o aeroporto era administrado pela Infraero, houve estudos sobre a ampliação da pista. A extensão chegaria a 2 mil metros, mais a área de segurança. Em 2020, o custo era estimado entre R$ 20 milhões e R$ 27 milhões.

A ampliação foi analisada na cabeceira 15, voltada para a região do bairro Jardim Paraíso. Nesse caso, o vizinho rio Cubatão teria de se retificado e teriam de ser providenciadas desapropriações. Por isso, a ampliação pela cabeceira 33, perto da região do mangue, passou a ser considerada a opção mais adequada. Os estudos não foram adiante. O aeroporto foi concedido ni final de 2021, dentro do Bloco Sul.

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