A construção das áreas de escape na Serra Dona Francisca está avançando com a escavação em rochas. A etapa é de cortes elevados na superfície rochosa. A fase faz parte da terraplanagem, que inclui outras intervenções, como corte de vegetação, compactação do solo, por exemplo. Os dispositivos de desaceleração estão em instalação nos km 15,3 e 17,4, em curvas sinuosas da SC-418, em Joinville – a rodovia faz a ligação com Campo Alegre.

Continua depois da publicidade

Confira imagens das obras

O grampeamento é uma técnica para estabilizar os maciços e reduzir a possibilidade de desmoronamentos. São instalados tirantes (estruturas de metal) para fazer a contenção. Na área de escape do km 17,4, o traçado está sendo alargado, para comportar o desenho da nova curva. A rampa de desaceleração ficará em local já existente, no atual traçado da rodovia.

A área de escape do km 15,3 terá 165 metros de extensão e da km 17,4 com 250 metros. Nos dois casos, a metragem inclui as rampas de acesso. As obras, incluindo a requalificação dos dois quilômetros entre as duas áreas de escape, deverão ser concluídas até abril de 2026. O investimento do governo do Estado na estrada é de R$ 35 milhões.

O que falta para sair novo binário em Joinville, após proposta de R$ 95 milhões ser selecionada pelo PAC

Obra parada há mais de 14 anos em Joinville não deverá ser retomada em 2026

Continua depois da publicidade

Perto de receber novo porto, cidade de SC teve crescimento de quase 150% em 15 anos

Como Joinville reforça busca por mais investimentos em logística

O que tem antes da cachoeira: tour virtual mostra como é região da usina hidrelétrica mais antiga de SC

Concessão de canal de porto em SC chega ao TCU; proposta prevê navios de até 400 metros

Volta das obras na ferrovia do viaduto “mesa de sinuca”, em SC, vai precisar de mais recursos