O relatório de impacto ambiental do futuro porto da Coamo em Itapoá traz mais detalhes sobre o empreendimento, como a proposta para os berços de atracação dos navios, junto à baía da Babitonga. Como o porto terá operações em diferentes setores, com funcionamento específico, os berços vão acompanhar a configuração: o principal deles será para a movimentação de grãos, outro fará o desembarque de fertilizantes e um terceiro será usado para descarregamento de combustíveis.

Continua depois da publicidade

O porto privado está em fase de licenciamento, com início das obras após a emissão da licença de instalação. O período previsto para a duração da construção é de 36 meses. A estimativa da Coamo, cooperativa agroindustrial com sede em Campo Mourão (PR), é de início de funcionamento do porto no começo de 2030. O primeiro terminal privado de Itapoá entrou em operação em 2011, o Porto Itapoá.

Assim com os berços, o terminal de uso privado da Coamo (TUP) terá armazéns específicos para as operações. Os granéis sólidos, como soja e milho, terão movimentação de 7 milhões de toneladas anuais, quando o porto estiver em plena operação. A operação será para exportação. A importação de fertilizantes é estimada em 2,3 milhões de toneladas por ano. Os líquidos combustíveis ficam com 1,2 milhão de toneladas e o GLP com 400 mil. No total, serão 10,9 milhões de toneladas por ano.

Futuras concessões de ferrovias em SC poderão se estender, enfim, por quase um século

Continua depois da publicidade

O que está sendo feito na atual etapa das obras das áreas de escape em serra em SC

Joinville terá lançamento de mutirão de limpeza contra pichação

Edital para projeto de lote de 55 km de nova rodovia litorânea em SC sai até o final do ano

Além da draga: maior alargamento de praias do Brasil, em SC, conta com mais embarcações

Primeiras imagens: maior alargamento de praias do País tem “largada” e terá início oficial em SC

Quando maior alargamento de praias do País deve ficar pronto, em SC

Antiga estação ferroviária de SC, com quase 120 anos, poderá ter novas atrações na reabertura