As estimativas da Fiesc para a duplicação da BR-280 no ano que vem apontam a necessidade de R$ 209 milhões, pelo menos. O montante foi citado em ofício enviado pela entidade empresarial ao Ministério dos Transportes nesta semana, com solicitação de mais recursos para obras em rodovias federais no Estado. A previsão da proposta do orçamento da União para 2026 foi considerada insuficiente – o montante cai em relação a atual dotação. A proposta, a ser votada até dezembro, pode ser alterada por meio de emendas e remanejamentos.

Continua depois da publicidade

Confira obras na região de Jaraguá do Sul

A previsão para a duplicação da BR-280 na proposta orçamentária é de R$ 80 milhões para o ano que vem, a serem utilizados nos três lotes entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, com 75 km de extensão. As estimativas da Fiesc indicam a necessidade de R$ 60 milhões para a retomada das obras do lote 1, entre São Francisco do Sul e Araquari. A expectativa é lançamento do edital ainda em 2025 para a volta dos trabalhos no início de 2026.

Para o lote 2.1, em Guaramirim, a indicação é R$ 29 milhões, para conclusão em 2026. O segmento de maior custo da duplicação, o lote 2.2, com 24 km de contorno e túnel duplo, a Fiesc estima a necessidade de R$ 120 milhões para o ano que vem – as obras nesse trecho vão continuar em 2027. Portanto, a demanda chega a R$ 209 milhões, mais do que o dobro da proposta do orçamento em análise. A duplicação da BR-280 teve os maiores momentos utilizados em 2023 e 2024, com média acima de R$ 140 milhões. No entanto, eram dois lotes em andamento. Para 2026, a expectativa é de que três segmentos estejam em obras, com a volta do lote 1.

Em obras, estrada em serra de SC tem instalação de lombadas

Mais uma cidade do litoral Norte de SC decreta situação de emergência

Continua depois da publicidade

Por que rampas de acesso têm extensão e inclinação diferentes em ponte de quase 1 km em obras em SC

Proposta para Águas de Joinville abre chance para participação privada

SC discorda de fatiamento da Malha Sul e vai insistir na volta de trens em ferrovias sem uso

Com comparação, Fiesc quer mais recursos para obras em rodovias federais em 2026

Por que prefeitura de Joinville busca doação de prédio sem uso no Centro