A Ponte Joinville contará com vigas de até 45 metros de extensão, com peso de 75 toneladas. A produção das estruturas está em andamento na “fábrica” de pré-moldados montada no bairro Adhemar Garcia para atender exclusivamente as obras da ponte. As vigas também serão fabricadas, a partir das próximas semanas, em pátio no Comasa, do outro lado da ponte. Nesta quinta-feira, a prefeitura de Joinville informou que a construção passou de 30% da execução. O prazo contratual prevê a conclusão dos trabalhos até o final do primeiro semestre de 2026. A ponte terá 980 metros de extensão.

Continua depois da publicidade

Confira imagens das obras

As vigas terão 33, 40 e 45 metros, conforme a prefeitura. Foram concluídas 14 das 127 vigas previstas. A construção da ponte ainda não chegou na fase de instalação das vigas – que serão transportadas em caminhão especial no momento de utilização nas obras. Cada viga leva três dias para a fabricação, com uso de 32 metros cúbicos de concreto e cinco toneladas de aço (no modelo com 40 metros).

A ponte continua na fase de instalação das estacas, com uso da técnica do cantitravel, com conjunto de equipamentos, inclusive guindastes, deslocando-se por meio de trilhos. São dois cantitravel, avançando a partir da cada uma das extremidades da ponte. “Com o avanço dessa etapa de fundação, que é mais complexa, a tendência é que as obras avancem com mais rapidez. É nessa etapa que ocorrem as maiores imprevisibilidades dentro de uma obra, mas de acordo com as nossas previsões, tudo está dentro da margem aceitável de variação, afirma Paulo Castro, diretor-executivo da Secretaria de Infraestrutura de Joinville, conforme divulgado pela prefeitura.

Cidade de SC dá largada para contratar novo alargamento de praia

Continua depois da publicidade

Obras das primeiras áreas de escape em SC entram em nova fase

Duplicação de rodovia em rota para porto e praias tem pedido de retomada em SC

Joinville tem apelo de entidades empresariais por novo modelo de estacionamento rotativo

Joinville informa ao MP prazos para a concessão dos cemitérios

Duplicação parcial de acesso em Joinville, com rotatória, busca repasse R$ 26 milhões do Estado

Futuro do viaduto “mesa de sinuca” vira impasse em SC; DNIT pretende recuperar estrutura