O balanço do Porto de São Francisco do Sul mostra o peso da ferrovia para o terminal. No ano passado, 16 mil vagões chegaram ao terminal graneleiro, conforme a publicação. Em média, são quase 45 vagões por dia, carregados de soja e milho, para exportação. No ano passado, o porto bateu recorde de movimentação de cargas, chegando a 16,9 milhões de toneladas, entre exportações e importações.

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A ferrovia traz praticamente a metade da soja e milho exportados por meio do terminal graneleiro, de administração do porto. No complexo de São Francisco do Sul, há outros terminais de exportação de grãos. No graneleiro, foram movimentadas 1,67 milhão de toneladas, com os trens trazendo 49,79% do volume e o restante por meio de caminhões, com acesso pela BR-280.

A ferrovia em operação no Norte

A soja e milho são produzidos em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e movimentados por meio da ferrovia de ligação entre Mafra e São Francisco do Sul, com 170 km de extensão. Há estudos, em diferentes fases, para construção de ferrovias de acesso aos portos de Itapoá, Itajaí e Navegantes, sem nenhuma estimativa, ainda, de prazo para obras.

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