nsc
dc

Saúde

Afasia progressiva primária: conheça a síndrome

A doença é uma degeneração no cérebro que afeta diretamente a fala

03/08/2021 - 08h31 - Atualizada em: 03/08/2021 - 09h17

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
Afasia Progressiva Primária (APP) é uma síndrome neurodegenerativa identificada pela deterioração gradual e predominante da linguagem
Afasia Progressiva Primária (APP) é uma síndrome neurodegenerativa identificada pela deterioração gradual e predominante da linguagem
(Foto: )

A Afasia Progressiva Primária (APP) é uma síndrome neurodegenerativa identificada pela deterioração gradual e predominante da linguagem e à ausência significativa de alterações cognitivas e comportamentais que possibilitam independência funcional. Continue lendo para entender mais sobre a síndrome.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A doença atinge uma parte do cérebro e é relacionada a um quadro degenerativo, podendo levar a atrofias em áreas que sãos responsáveis pela comunicação e costuma ocorrer entre os 45 e os 70 anos de idade.

Sintomas da Afasia Progressiva Primária

Os sintomas iniciais mais comuns da doença são dificuldades de linguagem tanto na compreensão quando na expressão da fala. Os pacientes com a doença começam a ter dificuldade para nomear objetos e pessoas.

> Morre promoter Alicinha Cavalcanti, vítima de doença rara

Além disso, a fala destes pacientes com afasia progressiva primária se torna mais lenta e com pausas prolongadas, já que fica mais difícil encontrar as palavras corretas para se expressar.

Em alguns casos, a síndrome pode apresentar também sintomas motores, que podem ser associados aos sintomas da esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Como é o diagnóstico

O diagnóstico da afasia progressiva primária é feito através de avaliações neurológicas, neuropsicológicas e estudas de imagem, como por exemplo ressonância magnética.

Variantes da afasia

Além da afasia progressiva primária, a síndrome tem algumas variantes que mudam de caso para caso. São pelo menos quatro variações da doença que tem destaque no mundo da medicina: afasia Progressiva Primária Agramática (APPA), Afasia Progressiva Primária Semântica (APPS), Afasia Progressiva Primária Mista (APPM) e Afasia Progressiva Primária Logopênica (APPL).

> Cogumelos alucinógenos, comestíveis e venenosos; entenda tudo sobre

Tratamento

Ainda não existe um tratamento e/ou remédio para curar ou reverter a síndrome. No entanto, quando o paciente é diagnosticado com a doença o médico irá decidir se são necessários medicamentos que minimizem problemas decorrentes de sintomas da doença.

Além disso, uma reabilitação com ajuda de fonoaudióloga pode ser útil e também necessária para que os pacientes aprendam a lidar com as dificuldades, estimulando aspectos linguísticos.

> Sexo em público é crime? Entenda a sentença

Por que você não deve ser um sommelier de vacina

Leia também

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

​Efeitos colaterais da CoronaVac; veja as reações mais relatadas​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Colunistas