nsc
hora_de_sc

Turismo

Águas termais em SC: veja em quais cidades podem ser encontradas

As águas termais em SC são benéficas à saúde e propiciam lazer, atraindo turistas do Brasil durante o ano todo

04/10/2021 - 12h37

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Itá, além das águas termais, a cidade tem uma história peculiar
Itá, além das águas termais, a cidade tem uma história peculiar
(Foto: )

Propriedades terapêuticas e relaxantes que combinam com natureza e saúde. Estamos falando das águas termais em SC. Milhares de pessoas buscam esses locais no Estado e sempre desejam voltar. Afinal, lá vivem momentos inesquecíveis, distantes da correria e da pressão do dia a dia.

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

As águas termais em SC são fontes formadas por água subterrânea que por muitos anos ficou abaixo do solo. Período em que se enriqueceu de minerais e aqueceu-se naturalmente por meio de um processo chamado geotermia.

Este termo se refere ao calor da própria Terra ou que surge por ação de vulcões. As águas brotam no solo com temperaturas superiores a do corpo humano, ou seja, entre 36,5°C e 37,5°C. No entanto, dependendo do lugar, podem chegar até mesmo a 50°C. Já pensou num banho nesta temperatura?

Benefícios das águas termais

As águas termais em SC são ricas em sais minerais, como cálcio, ferro, zinco, potássio, selênio, cloretos e magnésio. Elas têm, ainda, nutrientes e oligoelementos (microminerais), todos encontrados no solo e nas rochas.

Essas substâncias fazem bem à saúde, renovando as células do nosso corpo. Por isso, as águas termais em SC são muito procuradas pelas suas propriedades estéticas, terapêuticas, com funções regeneradoras, calmantes e que hidratam. 

São também bastante usadas como tratamento complementar de algumas doenças, como alergias, reumatismo e artrites. Veja como agem no organismo:

  • Tratam e rejuvenescem a pele
  • Cuidam dos cabelos
  • Minimizam dores traumáticas
  • Aliviam problemas respiratórios
  • Controlam pressão arterial
  • Promovem descanso físico e mental
  • Repõem os sais minerais perdidos na transpiração

Banhos de imersão hidratam e suavizam a pele
Banhos de imersão hidratam e suavizam a pele
(Foto: )

Tratam e rejuvenescem a pele

As águas termais em SC, devido aos seus diversos minerais, reforçam as defesas naturais da pele. Atuam como antioxidantes, promovendo a hidratação e a suavização da pele. Previnem contra o envelhecimento, ajudam na cicatrização e proporcionam um aspecto saudável e radiante, principalmente ao rosto.

Outro benefício desse líquido precioso é aliviar a dor e reduzir as inflamações na pele. É usada, inclusive, para tratar queimaduras ou feridas, alergias ou psoríase, picadas de inseto que infamaram e acnes graves.

> 5 Rotas para Stand Up Paddle em Santa Catarina

Cuidam dos cabelos

Agindo como hidratante e antioxidante nos cabelos, as águas termais em SC diminuem o frizz transmitindo uma sensação de leveza e brilho aos fios. Ajudam a reduzir a oleosidade do couro cabeludo e tratam irritações na região.

Minimizam as dores reumáticas

As águas termais em SC amenizam as dores reumáticas, como a artrite reumatoide e a artrose. Estas doenças afetam as cartilagens e articulações, provocando muita dor, além de deformação e limitação dos movimentos.

Aliviam problemas respiratórios

O vapor das águas termais em SC funciona como um filtro para o sistema respiratório, ajudando a controlar a umidade das vias nasais. Os banhos nestas águas minimizam problemas relacionados à asma, resfriados, laringites, gripes, pneumonias e rinites alérgicas.

Controlam a pressão arterial

Mergulhar nas águas termais em SC pode beneficiar o sistema circulatório porque o calor ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos. Consequentemente, o coração também é favorecido, já que o sangue circula com maior facilidade, transportando os nutrientes e o oxigênio com mais eficiência.

> Melhores horários para ir à praia em Santa Catarina

Promovem descanso físico e mental

Relaxar o corpo e a mente nas águas termais em SC é boa opção tanto para idosos e adultos, quanto para jovens e crianças. É um momento de pausa para revigorar as energias! Turistas de todas as partes do Brasil e sem distinção de classe procuram mergulhar nessas águas milagrosas.

Repõem os sais minerais perdidos na transpiração

Para quem pratica atividades físicas, as águas termais em SC são o lugar ideal para repor sais minerais e oligoelementos, como ferro, cobre, iodo e zinco.

> Conheça opções para curtir o verão em Joinville

Quais são as melhores águas termais de Santa Catarina

Você e sua família têm muitas e ótimas opções de águas termais em SC para passar boa parte das férias ou então aproveitar os feriados prolongados. São lugares apaixonantes que acolhem as pessoas em suas águas quentinhas e relaxantes.

As cidades catarinenses que têm águas termais costumam oferecer infraestrutura completa, além de uma variedade de atividades que envolvem aventuras e esportes. Para experimentar tudo isso, separamos as melhores alternativas do estado. 

  • Águas Mornas - Estância Hidromineral de Águas Mornas
  • Itá - Aqua Parque Itá Thermas
  • Piratuba - Termas de Piratuba
  • Tubarão - Termas do Rio do Pouso e Termas da Guarda

> Quais as melhores praias de Florianópolis dependendo da direção do vento?

Estância Hidromineral de Águas Mornas

Localizada no Parque Ecológico Serra do Tabuleiro, a 37 km de Florianópolis, a Estância Hidromineral de Águas Mornas fica no município de mesmo nome. Entre suas características principais estão, claro, as águas que figuram entre as melhores do mundo.

As águas mornas apresentam propriedades medicinais e são classificadas como mesotermais radioativas, com temperatura constante em torno de 39º C. O local conta com um cenário repleto de rios, um horizonte coberto de montanhas e oferece dezenas de trilhas e cachoeiras.

A Infraestrutura da Estância Hidromineral de Águas Mornas é completa e fica em um hotel de lazer com capacidade para 250 pessoas. São piscinas cobertas e externas, além de banheiras individuais, à disposição dos turistas. Confira as sugestões de passeios:

Comunidade de Santa Isabel, também conhecida como a II Colônia Alemã. Os visitantes podem conhecer bosques e a arquitetura germânica, como os casarios e os túmulos escritos em alemão nos cemitérios locais. Fica a 18 km de Águas Mornas.

A Cachoeira da Ressurreição tem 35 metros de altura e o acesso é facilitado por meio de uma trilha. Está localizada a 7 km da sede de Águas Mornas, na comunidade da Fazenda da Ressurreição.

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes guarda pequenas imagens religiosas e uma grande da Santa. Os turistas vão ao local para beber a água benta que sai das pedras junto a grande estátua. Está localizada no bairro de Vargem Grande, a 5 km do centro de Águas Mornas.

> Veja as praias próprias para banho em Santa Catarina

Aqua Parque Itá Thermas

Localizado a 500 km de Florianópolis, o Aqua Parque Itá Thermas fica na cidade de Itá. Suas águas termominerais e história atípica estão entre as características mais apreciadas pelos turistas. A infraestrutura deste complexo hidrotermal é formado por um hotel resort com 995 leitos.

O Aqua Parque Itá Thermas inclui 11 piscinas externas e 5 cobertas, restaurantes de qualidade, área de camping, trilhas para caminhadas e até atracadouro para embarcações. Siga nossas dicas de passeios:

As torres de uma igreja antiga são as únicas estruturas físicas que ainda restam da antiga cidade de Itá, que foi inundada pela represa e ficou no fundo do Rio Uruguai. Visite também as torres à noite. Elas contam com uma iluminação especial que vale a pena ver pela sua peculiaridade.

A partir de Mirante Belvedere Dona Roma é possível apreciar a bela vista do Lago de Itá. Como recordação, tire fotos ao lado do letreiro da cidade. O lugar rende boas selfies também. O mirante fica ao lado da Avenida Tancredo Neves.

A tirolesa de Itá é a que faz o terceiro maior percurso da América do Sul. São 1780 metros de extensão, começando no centro da cidade, passando sobre o Eco Parque, lateral das Thermas de Itá, parte do lago da Usina Hidrelétrica até o local conhecido como Prainha de Itá.

Termas de Piratuba, no oeste catarinense: banhos de água quente
Termas de Piratuba, no oeste catarinense: banhos de água quente
(Foto: )

> Cuidados com a pele e a alimentação fazem parte de um verão saudável

Termas de Piratuba

As Termas de Piratuba ficam no município de mesmo nome. Bem ao sul do Estado de Santa Catarina, trata-se de uma localização às margens do Rio do Peixe, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul.

Estamos falando do principal polo turístico do Oeste Catarinense. Esta estância hidrotermal oferece jato de água com cerca de 30 metros de altura e temperatura de 38,6ºC.

Em termos de infraestrutura, destaque para a rede hoteleira, parque com piscinas e parque aquáticos, com banheiras e duchas individuais, espaços para iodoterapia, massoterapia, hidroginástica e outras atividades recreativas e terapêuticas. Em Piratuba, você pode visitar:

A Estação Ferroviária tem um pequeno museu que reúne peças antigas e duas locomotivas a vapor Maria Fumaça e seus vagões.

A Casa Colonial é uma bela construção típica alemã. Ali, o gostoso é saborear os produtos fabricados artesanalmente, como bolachas, bolos, frutas e bebidas.

No Parque Ecológico Três Pinheiros há vários animais exóticos e um engenho onde são produzidos e vendidos produtos artesanais. Possui ainda trilhas ecológicas, diversos brinquedos para crianças e adultos, inclusive tirolesa.

> 4 praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Termas do Rio do Pouso e Termas da Guarda

Localizadas em Tubarão, as Termas do Rio do Pouso e as Termas da Guarda ficam às margens do Rio Tubarão. Sendo que a Estância Termal da Guarda está na margem direita e distante a 10 km do centro da cidade. Já a Estância Termal do Rio do Pouso é na margem esquerda e a 12 km da região central do município.

Este complexo hidrotermal é composto é muito reconhecido pela qualidade das águas de suas fontes naturais que chegam à temperatura de 37ºC. Além dos banhos relaxantes, águas com função sedativa e alto poder de cura. Recomendada para tratamento de reumatismos, cálculo renal, circulação, hipertensão, estresse, úlceras e outras doenças.

A infraestrutura reúne hotel-fazenda, camping, piscinas termais, lago, banhos de lama medicinal e de imersão, além de várias áreas de lazer. Nossas sugestões de passeios são:

Trem da História para quem quer saber um pouco mais sobre o crescimento e desenvolvimento da cidade de Tubarão. O embarque é na Maria Fumaça, ou seja, máquina a vapor. A ferrovia foi construída para possibilitar o transporte de carvão extraído da região de Lauro Muller até o porto de Laguna.

No Casario Histórico, não deixe de visitar as edificações históricas da cidade que hoje abrigam estabelecimentos comerciais. Este casario fica às margens do Rio Tubarão, junto ao antigo porto.

No Parque Linear, caminhe por um cenário de rara beleza, aproveite para praticar atividades ao ar livre e contemplar a natureza. Fica no entorno do Rio Tubarão.

Confira praias desertas para visitar em SC

Leia também

Quatro praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Quando acaba o inverno de SC em 2021

5 praias de mar calmo para relaxar no Litoral Norte de SC

10 praias para curtir com crianças em Florianópolis

Colunistas