nsc
    dc

    Coronavírus

    Como será a distribuição das vacinas contra a Covid-19 em SC

    Transporte das doses ocorrerá às 7h desta terça-feira (19), segundo o governo do Estado

    19/01/2021 - 05h32 - Atualizada em: 19/01/2021 - 06h31

    Compartilhe

    Catarina
    Por Catarina Duarte
    Doses da vacina CoronaVac chegaram ao estado na segunda-feira (18)
    Doses da vacina CoronaVac chegaram ao estado na segunda-feira (18)
    (Foto: )

    As doses da CoronaVac que chegaram a SC nesta segunda-feira (18), serão distribuídas aos municípios na manhã de terça-feira (19). A logística inclui o transporte das vacinas em caminhões e também por aviões. Diferente do plano estadual, os idosos com mais de 75 anos não serão vacinados com os imunizantes que chegaram.

    > Confira a quantidade de vacinas destinada a cada município de SC

    Santa Catarina recebeu 144 mil doses da vacina CoronaVac. As doses produzidas pelo laboratório chinês Sinovac saíram do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e chegaram à base aérea da Capital por volta das 11h30min. O transporte foi feito por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Junto a Goiás e Piauí, Santa Catarina foi um dos primeiros estados a receber os imunizantes. 

    ​> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp​

    Após a chegada, as vacinas foram levadas a Central Estadual de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos e Insumos da Secretaria de Estado da Saúde, em São José, na Grande Florianópolis. O trajeto contou com escolta das forças de segurança, esquema definido na sexta-feira (16) e que deverá ser adotado também para distribuição das doses aos municípios. 

    A logística de distribuição das vacinas usará predominante vias terrestres. As doses sairão do Centro de Armazenagem às 7h de terça-feira (19). De lá, a vacina será levada para as 17 regionais de saúde por caminhões. A exceção acontece com os imunizantes levados ao Extremo Oeste e Meio-Oeste, que serão transferidos pelo avião Carajá, também na terça. 

    > Veja fotos e vídeos da vacinação contra a Covid-19 em SC

    Em coletiva após a solenidade que deu início a vacinação no estado, o secretário de Estado da Saúde, André Motta, disse que a expectativa é de que todas as regionais já estejam com as doses até o começo desta tarde. 

    Após a chegada, os municípios iniciarão suas vacinações locais. Em Florianópolis, onde uma solenidade foi anunciada para segunda-feira, a distribuição começará de forma imediata nos hospitais com UTIs e asilos. Já em Blumenau, as doses serão levadas para o setor 1 da Vila Germânica, onde a imunização será concentrada. Uma solenidade marcará o início da vacinação no município. Até a noite desta segunda, ainda não havia a definição de quem seria o primeiro cidadão a receber a dose. 

    > Quantas vacinas contra Covid-19 cada região de Santa Catarina receberá nesta terça

    Joinville contará com 33 postos de saúde para a vacinação. Além disso, dentro do Centreventos Cau Hansen foi montado uma central de vacinação pela prefeitura. O espaço conta com mais 20 salas para aplicar a vacina. 

    Em Chapecó, as primeiras doses deverão ser aplicadas no Hospital Regional do Oeste em profissionais da saúde. O grupo prioritário é de mais de 16 mil pessoas. A prefeitura de Criciúma deverá vacinar os profissionais da saúde em seus locais de trabalho. Já em Lages, a primeira fase deve cobrir 12 mil pessoas. A gestão municipal prepara um drive thru para imunizar a população.

    Idosos com mais de 75 anos ficam de fora 

    O governo do Estado diz não ter recebido um quantitativo de doses necessárias para vacinar toda a população englobada pela primeira fase. O plano estadual estimava imunizar 426.678 pessoas entre profissionais de saúde, idosos com mais de 75 anos e moradores de instituições de longa permanência.  

    > Funcionário mais antigo do mundo será um dos primeiros a tomar a vacina da Covid-19 em SC

    No entanto, foram enviadas 144 mil doses pelo Ministério da Saúde. Conforme a SES, com as doses da CoronaVac recebidas nesta segunda-feira, a previsão é imunizar cerca de 68,5 mil catarinenses inicialmente, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica. Assim, somente 16% do grupo será vacinado neste primeiro momento. 

    — Nós iremos manter as quatro fases sabendo que na primeira fase não iremos contemplar todas aquelas populações, faixas de pessoas que precisavam da vacina. Nós estamos protegendo os mais vulneráveis neste momento e principalmente o pessoal da saúde que está na linha de frente, em UTIs e emergências. Nós estamos há 10 meses em uma pandemia e vários profissionais de saúde foram impactados, alguns adoeceram e nós perdemos vidas de servidores — afirmou o secretário André Motta na coletiva. 

    > Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da covid-19 em SC

    Com menos doses, idosos com mais de 75 que não residam em instituições como asilos, não receberam esse primeiro lote. A distribuição se dará da seguinte maneira: profissionais da saúde (54.385), população indígena (7.710), idosos com mais de 60 anos institucionalizados (6.026). 

    Com a queda nas doses recebidas houve uma redistribuição da quantidade que cada município receberá. A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), composta por representantes da Saúde estadual e das secretarias municipais, foi realizada no início da noite desta segunda  

    > Quantas vacinas contra Covid-19 cada região de Santa Catarina receberá nesta terça

    Segundo o secretário de saúde, os municípios receberão as doses de forma igualitária e proporcional a aquela população que está dentro da primeira fase. Florianópolis, por exemplo, receberá a maior quantidade de doses da vacina: 15 mil. Enquanto, Joinville, deve receber 7.440 e Blumenau 6.520. 

    Leia mais:

    Vacinação contra Covid-19 em Blumenau e região: tudo que você precisa saber

    Vacina contra a Covid-19: quem pode ou não tomar

    ‘Vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras’, diz pesquisadora da Fiocruz

    Como funciona uma vacina?

    Colunistas