O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho somente no Brasil, enquanto a Europa e os Estados Unidos comemoram o Dia de São Valentim, ou Valentine’s Days, no dia 14 de fevereiro.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A data romântica é celebrada em todo o mundo em dias diferentes e é uma época de crescimento significativo nas vendas de chocolates, cartões, flores, ursinhos de pelúcia e reservas em restaurantes. No entanto, essa data tem significados e histórias diferentes.
Você sabe por que a data em que se comemora o Dia dos Namorados no Brasil é diferente do resto do mundo e qual é a sua origem? Te contamos essas e outras curiosidades a seguir.
O Dia dos Namorados por trás da data
A data, conhecida no Brasil como Dia dos Namorados, era originalmente comemorada no dia de São Valentim. A história por trás da data gera algum debate, mas acredita-se que Valentim era um padre que realizava casamentos secretos no Império Romano, já que o imperador Claudius II havia proibido o casamento por acreditar que homens solteiros eram soldados melhores.
Continua depois da publicidade
Valentim foi exposto, preso e condenado à morte. Enquanto ele estava preso e aguardava sua sentença, começou a receber cartões de jovens que diziam que ainda acreditavam no amor. Além disso, ele também se apaixonou pela filha cega de um carcereiro.
No dia 14 de fevereiro de 270 d.C, Valentim foi apedrejado e decapitado. Neste mesmo dia, ele teria enviado uma carta de amor à moça e assinado “do seu Valentim”. Milagrosamente, a moça voltou a enxergar. Foi a sua assinatura que deu origem à prática de enviar cartões para a pessoa amada nessa data.
Dois séculos depois, a data passou a ser oficialmente comemorada, quando o papa Gelásio I instituiu o Dia de São Valentim como o símbolo dos namorados.
> Uso de aplicativos de relacionamento não diminui (e até mesmo bate recordes) durante a quarentena
Continua depois da publicidade
Durante o pontificado do papa Gelásio I, deu-se início a canonização de Valentim, por seus feitos em benefício dos casais e por supostos milagres realizados em sua vida. Além disso, o papa ordenou que uma festa fosse realizada todo dia 14 de fevereiro (data de sua morte) em homenagem a São Valentim.
A conexão romântica à essa data pode remontar à Idade Média e o escritor inglês Geoffrey Chaucer. Em um de seus poemas, Geoffrey cita a seguinte frase: “Pois isso era no Dia dos Namorados, quando todos os pássaros vinham lá para escolher seu companheiro”.
O poema, escrito em 1382 em homenagem ao rei Ricardo II da Inglaterra e Ana da Boêmia, sua futura esposa, fez tanto sucesso que se tornou popular entre os casais.
Em meados do século XV, a data já era fixada e comemorada pelos casais apaixonados que se presenteavam com chocolates, flores e cartões.
Continua depois da publicidade
> Dia dos namorados e isolamento social: nem sempre o amor e o contato físico andaram juntos
Por que no Brasil comemoramos o Dia dos Namorados em junho
Já no Brasil, o dia 12 de junho é uma data especial para os casais apaixonados, sendo um dia antes do dia de Santo Antônio, que é conhecido no Brasil, Portugal e Espanha como o santo “casamenteiro” devido às histórias sobre ele reconciliar jovens casais e abençoá-los com um casamento feliz.
A data começou a ser comemorada em 1949 e foi escolhida por motivos comerciais. O publicitário João Agripino Doria, pai do atual governador do Estado de São Paulo, João Doria Jr., se inspirou no sucesso do Dia dos Namorados no exterior e adaptou a comemoração para o mercado brasileiro. A ideia era criar uma data que estimulasse as compras, como acontece no Dia das Mães e dos Pais.
O próprio slogan já incentivava o consumo: “Não é só com beijos que se prova o amor”.
Há quem diga que a comemoração do Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro tenha sido substituída pelo dia 12 de junho porque a data costuma cair durante ou próximo ao Carnaval, o que fazia com que o Dia dos Namorados passasse despercebido.
Principais presentes do Dia dos Namorados no mundo
Chocolates
A caixa de chocolates em forma de coração ainda é o presente mais popular no Dia dos Namorados.
Continua depois da publicidade
Flores
As flores continuam sendo um dos presentes mais românticos do Dia dos Namorados. Entre as flores mais populares estão as rosas, cravos, lírios, tulipas e girassóis.
Cartões
Embora os cartões sejam geralmente dados em combinação com outros presentes, como flores ou chocolates, muitas pessoas ainda presenteiam o amado com um cartão de Dia dos Namorados personalizados.
Joias
As joias ainda são um presente popular do Dia dos Namorados para ele ou para ela e, embora seja mais comum que os homens presenteiem com joias, relógios ou abotoaduras podem ser excelentes presentes masculinos.
Continua depois da publicidade
Jantar
Quer seja um jantar em um restaurante romântico ou em casa à luz de velas, o jantar para dois ainda é um dos presentes preferidos dos casais.
Roupas
Embora um pouco menos tradicional do que flores ou chocolate, as roupas também são um presente popular.
Vale presente
Os vale presentes são a principal escolha de quem não tem certeza de o que comprar para o parceiro e não quer errar dando um presente que não irá agradar.
> Por trás do personagem: conheça a história de amor do Vovô e Vovó Chopão, da Oktoberfest Blumenau
Continua depois da publicidade
4 curiosidades sobre o costume de dar flores no Dia dos Namorados
Dar presentes no Dia dos Namorados simplesmente não seria o mesmo sem flores. Esteja você presenteando sua amada com um buquê ou uma cesta de flores ou uma única rosa, as flores são especiais no dia mais romântico do ano.
1. Os gregos acreditavam que as rosas vermelhas vinham de Afrodite, a deusa do amor. Essa é uma das razões por elas serem o principal presente no Dia dos Namorados.
2. O costume de presentear flores (e especificamente rosas vermelhas) pode ter começado no final do século XVII, quando o rei Carlos II da Suécia descobriu que as flores têm um significado simbólico marcante.
3. Presentear com uma única rosa significa que a pessoa amada é única. Três rosas simbolizam três palavras: “Eu te amo”. Já presentear com 11 rosas significa que a pessoa que presenteia é a flor que falta para completar uma dúzia. Já quem presenteia com três dúzias quer demonstrar que seu coração pertence ao amado.
Continua depois da publicidade
4. No mundo, são produzidas 250 milhões de rosas para o Dia dos Namorados todos os anos. Segundo a National Retail Federation, cerca de 36% dos cerca de US $ 20 bilhões de dólares (cerca de R$ 100,7 bilhões) gastos no Dia dos Namorados em 2020 foram para flores.
> 10 filmes de romance na Netflix
Tradições no Dia dos Namorados ao redor do mundo
O Dia dos Namorados é comemorado da mesma forma no Brasil e em alguns países: casais se encontram e trocam presentes, como flores ou chocolates, e declarações de amor. Também é comum que alguns solteiros façam rituais ou simpatias especiais que ajudam a encontrar um bom parceiro.
Enquanto isso, alguns países têm costumes bem diferentes para comemorar a data romântica. Veja alguns.
Argentina
Os argentinos não comemoram o Dia dos Namorados em fevereiro e nem em junho, mas em julho, no que eles chama de Semana da Doçura.
Continua depois da publicidade
Coreia do Sul
No país, os casais celebram o dia do amor no dia 14 de cada mês do ano. Por exemplo, em maio, comemoram o Dia das Rosas; em junho, o Dia dos Beijos; em dezembro, o Dia dos Abraços. Até os solteiros têm um dia para comemorar, em abril, quando celebram o Dia Negro comendo macarrão preto. É uma tradição do Dia dos Namorados completamente diferente do resto do mundo.
Dinamarca
Na Dinamarca, o Dia dos Namorados não se limita a chocolates e rosas. Amigos e namorados trocam cartões feitos à mão com flores brancas prensadas chamadas de snowdrops.
Romênia
No dia 24 de fevereiro, jovens casais comemoram o Dia dos Namorados ficando noivos. É uma combinação de Dia dos Namorados com a celebração da primavera. Várias pessoas colhem flores coloridas nas florestas e alguns casais lavam o rosto com neve para trazer boa sorte.
Continua depois da publicidade
Inglaterra
No Dia dos Namorados na Inglaterra, as mulheres tinham o costume de colocar cinco folhas de louro em seus travesseiros. Segundo a lenda, quem fizesse isso conseguiria realizar o sonho de encontrar seu futuro marido.
Para quem está solteiro, aproveite a oportunidade para mostrar o quanto você se preocupa com as pessoas que são importantes para você. Apesar de toda a comercialização ao redor da data, não podemos esquecer que a essência do Dia dos Namorados é celebrar o amor.
Leia também:
Lari Cel: Larissa Manoela lança próprio chip e operadora de celular
Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay
O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno