Políticos brasileiros repercutiram nas redes sociais a fala de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, que admitiu publicamente ser gay: a declaração foi feita em entrevista a Pedro Bial, na noite desta quinta-feira (1º). Logo após a divulgação da informação, o assunto se tornou um dos mais comentados nas redes sociais; e o nome de Eduardo Leite chegou a estar entre os termos mais citados no Twitter.
Continua depois da publicidade
> Eduardo Leite assume ser homossexual em entrevista a Pedro Bial
O governador de São Paulo, João Doria, publicou: “Admiração e respeito ao meu amigo Eduardo Leite”. Prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes compartilhou um trecho da entrevista de Eduardo Leite e escreveu: “Muito orgulho de ser amigo desse cara”.
Admiração e respeito ao meu amigo @EduardoLeite_
— João Doria (@jdoriajr) July 2, 2021Continua depois da publicidade
Muito orgulho de ser amigo desse cara! Tmjuntao irmão! https://t.co/e3XygG1uiH
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 2, 2021
Bruno Araújo, ex-ministro e presidente nacional do PSDB, publicou: “Atitude corajosa e passa a focar na pauta que interessa aos brasileiros: Cuidar da qualidade de vida das pessoas. Aumentou meu respeito por ele.” José Serra, ex-governador de São Paulo, também manifestou seu apoio. Ciro Gomes escreveu: “Parabéns ao meu amigo Eduardo Leite por sua coragem, neste mundo cheio de hipocrisia e preconceito. Atitudes como esta, que são ainda tão raras na política, reforçam os grandes valores da verdade, liberdade e humanidade.”
Registro aqui meu apoio e respeito ao governador @EduardoLeite_. Grande abraço, meu caro.
— José Serra (@joseserra_) July 2, 2021
Parabéns ao meu amigo Eduardo Leite por sua coragem, neste mundo cheio de hipocrisia e preconceito. Atitudes como esta, que são ainda tão raras na política, reforçam os grandes valores da verdade, liberdade e humanidade. @EduardoLeite_
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 2, 2021
O deputado Aécio Neves publicou: “Como o próprio governador disse: essa deveria ser uma não-questão. Mas, infelizmente, ainda vivemos em um país em que orientação sexual é alvo de discriminação, preconceitos vários e, pior, de violência que leva até à morte. Assim, importante que se discuta abertamente essa questão. O governador, que sempre teve meu respeito, demonstrou publicamente o que sempre vi nele: coragem. O que só aumentou minha admiração.” Presidente do Cidadania, Roberto Freire elogiou a coragem de Eduardo Leite: “Recebemos, os democratas, como um alento e um sinal de compromisso com a verdade e com os valores do humanismo que nos unem, da esquerda à direita liberal.”
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O próprio Eduardo Paes agradeceu as mensagens recebidas: “As inúmeras mensagens de carinho e apoio que estou recebendo me deixam absolutamente seguro: o amor vai vencer o ódio! Muito muito muito obrigado a todos!”
As inúmeras mensagens de carinho e apoio que estou recebendo me deixam absolutamente seguro: o amor vai vencer o ódio! Muito muito muito obrigado a todos! ❤️
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) July 2, 2021
Governador no Rio Grande do Sul desde 2019, Leite é advogado, e iniciou a carreira política em 2004. Ele vai disputar as prévias do PSDB para a candidatura à Presidência em novembro. Leite assumiu publicamente a homossexualidade na semana em que foi celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, na última segunda-feira (28).
Leia também:
> Não-binarismo e linguagem neutra chamam atenção e provocam debate
> Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: confira dez fotos que marcam a data
> Sikêra Jr. perde anunciantes e pede desculpas à comunidade LGBTQIA+