A goma xantana é usada na culinária como emulsificante, espessante ou estabilizante. O ingrediente pode melhorar a consistência de molhos, cremes, sorvetes e bebidas e conferir elasticidade a massas sem glúten. A goma foi utilizada pelo participante Ícaro Conceição no Chef de Alto Nível
Continua depois da publicidade
O participante utilizou o ingrediente para fazer um leite de coco caseiro. A goma xantana pode ser usada para estabilizar misturas e evitar que ingredientes se separem. O aditivo pode até substituir o glúten em receitas de panificação para celíacos.
Chef de Alto Nível: quem saiu no quinto episódio
Com o consumo equilibrado, esse ingrediente pode contribuir para o bom funcionamento do intestino e trazer mais saciedade.
Benefícios para a saúde
A goma xantana pode melhorar o trânsito intestinal, contribuir na saciedade e ajudar a modular o açúcar no sangue, retardando a absorção de carboidratos.
Continua depois da publicidade
— Mas esses benefícios são discretos e não justificam seu uso como suplemento — afirmou a médica Amanda Guerra, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, ao Receitas Globo.
O ingrediente é uma fibra solúvel produzida por meio da fermentação de açúcares, por uma bactéria chamada Xanthomonas campestris. A goma pode estar presente em molhos, farinhas sem glúten, sopas enlatadas, sorvetes, leites vegetais, batatas congeladas descascadas ou picadas.
Essa receita de lasanha feita na frigideira é prática e simples de fazer
Apesar dos benefícios, o consumo deve ser equilibrado.
— Por ser uma fibra fermentável, pode causar desconforto gastrointestinal em algumas pessoas, especialmente em doses altas. Esses desconfortos podem ser gases, inchaço e diarreia leve — ressalta Amanda Guerra.
As reações variam, mas pessoas com intestino sensível, como portadores de Síndrome do intestino irritável (SII), podem apresentar uma piora nos sintomas digestivos.
Continua depois da publicidade
Hora da marmita: 3 erros comuns ao congelar marmita e dicas para não errar
— Em casos raros, pode causar alergia respiratória em trabalhadores expostos ao pó da goma, mas isso não se aplica ao uso alimentar doméstico — explica a especialista.
O recomendado é não consumir mais de 15 gramas por dia, já que essa quantidade pode causar efeitos laxativos.
*Com informações do Receitas Globo
Leia mais
Receita de café da manhã: como fazer bisnaguinha de batata-doce caseira
Como fazer cookie americano crocante da Ana Maria Braga
Sobrou churrasco? Aprenda receita prática para reaproveitar a carne