nsc
hora_de_sc

Artistas

Gracyanne Barbosa: idade, peso, o que ela faz e por que se tornou famosa

Musa fitness consegue levantar peso de 200 quilos e é admirada na internet

09/06/2021 - 04h00 - Atualizada em: 09/06/2021 - 07h10

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Corpo sarado de Gracyanne Barbosa atrai apoio e críticas
Corpo sarado de Gracyanne Barbosa atrai apoio e críticas
(Foto: )

Caso hoje você der uma busca pelo nome dela na internet, vai perceber que ela vende muito. Há "roupas da Gracyanne Barbosa", "peças de lingiere de Gracyanne Barbosa" e por aí vai. Mas é seu corpo forte, com peso de 83kg e todo modelado o que mais chama a atenção, neste caso de fãs e adeptos do fisiculturismo.

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Gracyanne Jacobina Barbosa Vitorino é o nome completo da modelo de fisiculturismo brasileira, que tem 37 anos e faz aniversário em 20 de setembro. Gracyanne Barbosa, como é mais conhecida do grande público, é também dançarina. 

Ela ficou famosa por ter sido rainha de bateria em várias escolas de samba no carnaval do Rio e de São Paulo. A modelo fitness tem ganhado cada vez mais fama. Principalmente, nas redes sociais e internet em geral por causa dos vídeos que ela grava mostrando como é sua malhação e seus hábitos no dia a dia. 

Mudança de planos na juventude e marido cantor 

Vale lembrar que sua notoriedade não veio de um dia pro outro. Antes da fama, ela teve uma trajetória parecida com a de muitas outras meninas. Ela se mudou pro Rio de Janeiro aos 16 anos. A ideia era cursar faculdade de Direito. 

Porém, por problemas financeiros acabou aceitando o posto de dançarina do grupo Tchakabum. Ela ficou na banda até 2008 pra, então, se lançar na carreira de modelo. O tempo foi passando e, em 2012, seus vídeos de exercícios físicos viralizaram, alcançando mais de 9 milhões de seguidores no Instagram. 

> 12 coisas para fazer antes de morrer

Disciplinada e firme nos seus propósitos, Gracyanne foi se aperfeiçoando e chegou a levantar em torno de 200 quilos. Um marco que surpreendeu até mesmo fisiculturistas profissionais.

A vida pessoal foi se tornando cada vez mais pública. Ela também tem espaço na mídia porque é a atual esposa do cantor Belo, com quem se casou também em 2012, mais precisamente no mês de maio. O cantor de pagode já tinha fama nesta época e havia sido casado com Viviane Araújo, atriz, dançarina e modelo.  

> Olimpíadas 2021: quais são os países participantes

Criadora do bordão ‘bumbum na nuca’ ao se referir às suas próprias e famosas curvas, Gracyanne Barbosa é considerada uma musa fitness. Recentemente, ela anunciou que apesar da sua agenda repleta de compromissos, treinamentos de musculação, alongamento e pole dance, decidiu iniciar mais uma atividade física. 

Ela começou em abril deste ano a se dedicar às aulas de luta. Seu personal para mais esta empreitada é Chico Salgado, conhecido no meio artístico por treinar outros famosos. Na sua lista de alunos, constam os nomes de Fabio Assunção, Angélica, Bruna Marquezine e Grazi Massafera.

Na luta, aluna de primeira viagem

Mesmo tentando manter o distanciamento social por conta da Pandemia do Coronavírus, Gracyanne fez a primeira aula de luta e brincou se referindo à falta de técnica de uma aluna de primeira viagem.

Extrovertida como sempre, ela relatou em vídeo: "gente, minha primeira aula, estou completamente descoordenada como vocês podem observar. Mas eu adorei. Chico é maravilhoso. Claro, vai me ensinar a técnica, porque não sei dar um soco, um chute, um nada." 

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

E complementou: "adoro desafio e vou compartilhar com vocês esse novo aprendizado. Estou superfeliz! E fora que é uma atividade de cardio e tudo mais, é muito bom, né? Adoro coisa nova." O treinador não compartilhou a mesma opinião da aluna. Chico elogiou a nova e dedicada aluna. "Vamos com tudo. Ela foi super bem!", postou em seu Instagram.

Críticas e problemas de saúde

Nem tudo são flores na vida de influenciadores digitais. E com Gracyanne Barbosa também não. Vez ou outra, ela também e alvo de críticas, probleminhas de saúde e algumas polêmicas. 

Gracyanne Barbosa vez ou outra é alvo de críticas
Gracyanne Barbosa vez ou outra é alvo de críticas
(Foto: )

> Michael Jackson está vivo? Médium brasileira afirma que sim: "A volta dele será triunfal"

Seus músculos fortes, as veias aparentes e o tamanho das coxas, braços, peitos e bumbum recebem críticas. Alguns seguidores comentam sobre seu corpo: "cruzes, parece um homem." Justamente no Dia Internacional da Mulher, o fato de ela se exibir bem sarada atiçou os comentários maldosos dos haters de plantão.    

Ela foi rápida e desabafou tão logo notou tais comportamentos. Ao lado de uma imagem dela própria, Gracyanne escreveu que a frase "cruzes, parece um homem" lhe serviu como combustível pra buscar, com ainda mais forças, o caminho que deseja. 

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

"Ainda vivemos em uma sociedade que julga as diferenças das pessoas. E são essas diferenças que nos torna únicos e especiais" - declarou. A modelo falou, ainda, que ser comparada com um homem não a ofende e que aceitar o diferente sempre lhe impulsionou a ser exatamente o que ela sempre quis ser. 

E continuou: "alguns reproduzem esta frase pensando que isto me ofende e me coloca para baixo. Foi, e ainda é, inadmissível para muitos aceitar, que uma mulher pode ser forte. Ser mulher nunca foi fácil. Ser mulher alvo de machismo reproduzido por diversas mulheres, me tornou exatamente o que sou."

> Mitos e verdades sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

Com uma mensagem de empoderamento e empatia a todas as mulheres que sofrem preconceito num mundo machista e misógino, ela finalizou o texto se expressando assim: "nunca foi fácil e eu nunca esperei que fosse. Jamais desistirei de chegar aos meus objetivos, estou só no começo do caminho. Mas, desta vez não estou sozinha, ao meu lado um time de mulheres, que assim como eu, são determinadas a cumprir seus objetivos. Pra todas nós, parabéns por sermos mulheres fortes e guerreiras. Eu tenho orgulho de ser mulher e vocês?".

> O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Time de apoio

Estas colocações renderam diversos comentários, muitos deles de apoio dos fiéis seguidores, por quem Gracyanne foi chamada de "linda", "deusa" e "musa". Entre eles, o humorista Tirullipa que postou: "você é incrível, mana, tenho muito orgulho de você! Te amo muito." 

Dani Calabreza também mandou bala: "maravilhosa. Você é doce, querida e bem resolvida! Feliz dia, musa!" Ciente de que é sim uma influenciadora e que muitas mulheres seguem suas dicas e planejam ficar com o corpo igual ao dela, Gracyanne não economiza ao dar conselhos.

> Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Como ocorreu quando contou que estava com a coluna fraca por ter fortalecido demais pernas e abdômen. "Não fiquem iguais a mim", disse a musa fitness, em março deste ano. Ela explicou, na ocasião, que não treinou as costas da mesma maneira que as outras partes do corpo e que isso tem causado dores. 

Segundo ela, os problemas na coluna surgiram por ter fortalecido demais as pernas e o abdômen e se esquecido das costas. Em vídeos no Instagram, Gracyanne falou sobre o assunto enquanto se dirigia a uma clínica especializada. "A pessoa treina perna e abdômen pra caramba, mas está com a coluna fraca. Eu não treinava tronco, não fortalecia direito. Por isso, gente, treinem o corpo como um todo, não fiquem iguais a mim", disse. 

Decidida a mudar, contou que: "agora tenho que treinar tudo, fortalecer tudo, porque o meu abdômen e a minha perna estão muito mais fortes que o tronco. Isso está desestabilizando o meu corpo todo e estou com dor."

> Quando receberei vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina?

Quando a família vai aumentar?

Gracyanne Barbosa sempre é questionada sobre ter um filho com Belo e aumentar a família. Ela responde rapidamente que quer ser uma mãe dedicada e presente. E que tem adiado o desejo devido à sua agenda de trabalho.

Ela afirma se sentir plena com os rumos de sua vida, tanto profissional, quanto pessoal. "Hoje me sinto uma mulher realizada. Me sinto tão feliz por toda minha trajetória, por tudo que já fiz e tudo que colho em virtude do reflexo de minhas escolhas. Como mulher também me sinto bem e realizada."

Como rainha de bateria da escola de samba União da Ilha, do Rio de Janeiro, Gracyanne acredita que seu Carnaval é perfeito. "Na TV estou num momento em que as portas estão se abrindo. Estão vendo talento em mim para atuar", disse a musa fitness que já faz parte do elenco do programa humorístico Tô de Graça, exibido pela canal Multishow.

Além do desejo de se aprimorar mais na atuação, o sonho de ser mãe está guardado, por enquanto. "A maternidade é um sonho, mas não planejo uma data. Uma hora vem. Ainda não rolou também pois já brequei muito isso por conta da minha agenda. Estou tranquila e sem pressão, até por conta de termos uma família grande já por causa dos filhos e netos do Belo." 

Leia também:

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Sputnik V: a eficácia da vacina que chegará no Brasil

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Colunistas