nsc
santa

Lista

12 coisas para fazer antes de morrer

Você já fez algumas dessas coisas?

06/06/2021 - 04h00 - Atualizada em: 07/06/2021 - 07h06

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Veja uma lista de coisas e experiências que você pode ter na vida
Veja uma lista de coisas e experiências que você pode ter na vida
(Foto: )

Não é nenhum exagero afirmarmos que a vida é um sopro. Afinal, quando nos damos conta, as vivências mais remotas da infância vão ficando para trás, assim como a juventude e logo estamos envolvidos nos desafios da vida adulta, cercados de responsabilidades. Em um breve retrospecto de sua trajetória, certamente existe aquela sensação de que tudo passou muito rápido.

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Esse é um sentimento comum e nos faz pensar sobre o quão efêmera é a vida. Mais do que isso: nos leva a refletir sobre o propósito de estarmos aqui e na forma como temos aproveitado essa experiência.

Para quem deseja refletir um pouco mais sobre o tema, preparamos uma lista com 12 coisas para fazer antes de morrer. Esperamos que ao conferir cada item, você seja levado a pensar sobre a natureza da experiência humana e a arte do bem viver.

1. Viajar de uma cidade a outra de bicicleta

Considerando que a vida também é feita de aventuras, nada melhor do que se desafiar em uma viagem – mesmo que de curta duração – de bicicleta. Respeitando parâmetros de segurança e sua condição física, em um trajeto de algumas horas, você pode vislumbrar belas paisagens, sentir o vento e chegar ao destino pretendido com a sensação de missão cumprida.

Como diria Guimarães Rosa, “O real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia”.

> Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

2. Ir ao velório de um desafeto sem rancor

Nem só de amenidades se faz a experiência humana, não é mesmo? Ao longo de nosso tempo de vida, por motivos diversos, podemos angariar alguns desafetos. E é natural que seja assim. No entanto, certifique-se de que fez o que pôde para desfazer qualquer mágoa ou mal-entendido.

Caso não tenha sido possível resolver todas essas pendências pelo período em que esteve próximo de seu desafeto, pelo menos se proponha a ir em seu velório sem manifestar rancor em seu coração. Atitudes como essa são sinônimo de grandeza de caráter.

> Olimpíadas 2021: quais são os países participantes

3. Morar em um país de cultura não-ocidental

Já pensou em morar em um país de cultura oriental?
Já pensou em morar em um país de cultura oriental?
(Foto: )

O diverso e o diferente sempre tem muito a nos ensinar. Podemos sentir esse contraste e o aprendizado gerado a partir disso já nos primeiros anos de vida escolar – momento no qual deixamos o ambiente seguro de nossas casas para conviver com inúmeras pessoas oriundas de outras famílias, que tem suas próprias histórias, identidades e costumes.

Um aprofundamento desse tipo de experiência seria viver por algum tempo em lugar que lembra muito pouco onde nascemos e crescemos, como um país de cultura não-ocidental. Seja qual for o destino escolhido, temos certeza que você se surpreenderá com esse novo “universo” a ser explorado.

> Por dentro de um laboratório de produção de vacina

4. Fazer sua árvore genealógica

A nossa ancestralidade diz muito sobre quem somos e para onde vamos. Afinal, o seu atual contexto de vida tem muito a ver com as circunstâncias vivenciadas por seus pais e avós no passado.

Dessa forma, pode ser interessante investigar sua árvore genealógica. Mesmo sem identificar as origens de cada familiar com precisão, você terá contato com suas origens e saberá um pouco mais sobre a história de seu clã.

> Vacinas Pfizer e AstraZeneca são efetivas contra variante indiana do coronavírus, diz estudo

5. Escalar uma montanha

Escalar uma montanha é mais uma coisa para fazer antes de morrer que ocupa no rol de “aventuras”. Em muitas tradições, inclusive, o que era para ser apenas uma formação geológica, acaba por carregar uma simbologia oculta relacionado ao sagrado.

Na Grécia antiga, por exemplo, o Olimpo era a morada de Zeus e os demais deuses do panteão helênico. Na África, o Kilimanjaro – a montanha mais alta do continente – é venerado há gerações. A Bíblia contém muitas referências a montanhas. Moisés recebeu de Deus as tábuas da lei numa montanha. Foi num monte que Jesus reuniu seus discípulos para transmitir-lhes o sermão da montanha.

Independentemente de como você interprete esses mitos e simbologias, é inegável a atração exercida pelo cume das montanhas. Os alpinistas que o digam.

> Entrevista com Ivan Mizanzuk, criador de "O Caso Evandro"

6. Comer em um restaurante cinco estrelas

Você já teve a experiência de saborear um prato feito por alguém reconhecido por atingir o estado da arte na cozinha? Caso sua resposta seja não, saiba que essa é mais uma das coisas para fazer antes de morrer.

E para ter certeza que você chegará ao lugar certo, vale apostar em um restaurante já bem avaliado por críticos renomados, como as cozinhas agraciadas com cinco estrelas Michelin. Certamente o investimento será significativo, mas a experiência será única.

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

7. Escrever um livro

Já pensou em escrever um livro? Quem sabe um conto?

Independentemente da extensão e do formato desse material, estamos falando de uma experiência enriquecedora. Se expressar por meio da escrita pode ser uma forma deixar uma marca de beleza no mundo.

> Michael Jackson está vivo? Médium brasileira afirma que sim: "A volta dele será triunfal"

8. Fazer trabalho voluntário

A grandeza do homem se mede pelo tamanho de sua generosidade. Essa é um ensinamento que remonta a tradições filosóficas de milênios atrás e traz uma bela lição para todos nós. 

Isso porque, quando sacrificamos nossos próprios interesses em nome do outro, criamos um campo fértil para virtudes de todas as naturezas florescerem em nós mesmos e, quem sabe, em que está a nossa volta.

Por isso, não passe pela vida sem exercitar a generosidade. Uma iniciativa de trabalho voluntário pode ser uma excelente oportunidade para isso.

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

9. Adotar um animal de um abrigo

Falando em generosidade, a adoção de um animal em um abrigo é mais uma forma de colocar em prática essa virtude. A diferença é que, nesse caso, você ganha a companhia inestimável de um companheiro fiel.

Quem já tem ou já teve um animal de estimação sabe do que estamos falando. A cumplicidade de um carinho ou um breve olhar compartilhado são momentos únicos em nosso dia a dia.

> Olimpíadas 2021: veja quais são as modalidades

10. Ver um vulcão de perto

Vulcão em erupção na Indonésia
Vulcão em erupção na Indonésia
(Foto: )

Os vulcões têm formação um tanto curiosa. Tratam-se de estruturas geológicas constituídas de massa de rocha fundida, devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente, representam uma abertura na superfície terrestre capaz de expelir material magmático e gases vindos do interior do planeta. 

Observar de perto esse belo fenômeno da natureza é mais uma das coisas para fazer antes de morrer em nossa lista.

> Mitos e verdades sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

11. Pedir conselhos a uma criança

Pedir conselhos a uma criança é uma situação um tanto inusitada, não é mesmo? Mas garantimos que vale a experiência.

Com toda a espontaneidade característica das crianças, as respostas poderão lhe render boas risadas ou, até mesmo, profundas reflexões a respeito do tema abordado.

> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

12. Desconectar totalmente do mundo virtual por algum tempo

Boa parte da vida moderna se desdobra em ambiente virtual. E-mail, aplicativos de mensagens, redes sociais.... Horas preciosas de nosso dia são destinadas a esses recursos.

Inegavelmente eles cumprem um papel importante no gerenciamento de diversas atividades. No entanto, nos mantemos presos a eles mais do que gostaríamos, o que confere as pessoas uma sensação de exaustão e ansiedade.

Disso decorre a necessidade de, com alguma frequência, se desconectar para sentir o fluir natural da vida sem a influência do ambiente digital. Qual foi a última vez que você conseguiu fazer isso? Seja por alguns dias ou semanas, não deixe de viver essa experiência.

Leia também

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Colunistas