nsc
hora_de_sc

Pega a pipoca

Independência dos Estados Unidos: filmes de resumo da história do país

Lista sugere filmes para maratonar em homenagem ao país norte-americano

04/07/2021 - 04h00 - Atualizada em: 04/07/2021 - 07h30

Compartilhe

Mayara
Por Mayara Souto
Balões EUA
4 de julho comemora Dia da Independência dos Estados Unidos
(Foto: )

Neste domingo (4), o Estados Unidos celebra o Dia da Independência. No dia 4 de julho de 1776 a separação da Inglaterra foi oficializada, e o país deixou de ser colônia. Desde então, o dia é considerado feriado nacional. Em todo mundo, a data ficou conhecida pelas grandes festas no país e também por estar presente e muitas histórias de livros, filmes e séries. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O país que tanto celebra sua independência, também é o berço do cinema mundial. Por isso, reunimos alguns filmes para você maratonar neste domingo e ficar por dentro de fatos históricos marcantes do país. 

Confira a lista:

O Resgate do Soldado Ryan

Um filme épico. A obra de 1998 é considerada por alguns como o melhor filme de guerra da história do cinema. O Resgate do Soldado Ryan mostra os horrores da Segunda Guerra Mundial. O filme de Steven Spielberg levantou questões sobre como o ser humano pode ser destrutivo e é praticamente obrigatório para quem gosta do gênero ou se interessa por história.

> O que é "cringe"? Entenda a briga entre Millennials e Geração Z

Nascido em Quatro de Julho

O filme de 1998 estrelado por Tom Cruise conta a história de Ron Kovic, um soldado estadunidense que participa da Guerra do Vietnã, mas acaba ficando paraplégico. Assim, ele volta para casa e começa a questionar o próprio país e a posição dele na guerra. Kovic vira um ativista político e nos mostra que nem sempre o patriotismo se resume somente em lutar para seu país e ter orgulho de sua pátria. 

> Resumo de Invocação do Mal: entenda a história e as conexões entre os filmes

Lincoln

Dirigido por Steven Spielberg em 2012, este é um dos filmes mais reconhecidos sobre a política norte-americana. A história fala sobre um dos mais consagrados presidentes dos EUA e como foram seus esforços para a aprovação da 13ª emenda à constituição do país, que aboliu a escravidão. O drama levou duas das 12 indicações ao Oscar na época, e está entre os melhores filmes de Steven Spielberg.

> Por dentro de um laboratório de produção de vacina

Adoráveis Mulheres

A Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão, foi um dos períodos mais marcantes da história dos Estados Unidos. A história deste filme é a adaptação do livro homônimo de Louisa May Alcott, publicado em 1968. Em ambas as obras é retratada a vida de quatro meninas que cresceram com o pai lutando na Guerra de Secessão. O conflito ocorreu entre 1861 e 1865, quando estados do sul dos Estados Unidos queriam se separar do país após a vitória de Abraham Lincoln, com medo que ele pusesse fim à escravidão. A adaptação para o filme aconteceu em 2019.

> Em site especial, saiba mais informações sobre a pandemia do coronavírus

Hamilton

O filme realizado em 2020 é uma produção pouco convencional. Ele é, na verdade, uma peça da Broadway que foi filmada e disponibilizada na plataforma Disney+. Hamilton é um musical em dois atos sobre a vida de um dos pais fundadores dos Estados Unidos: Alexander Hamilton. Um dos pontos interessantes é a atuação de Alexander como Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, pois as políticas econômicas adotadas por ele foram essenciais para a transformação dos EUA na potência que conhecemos hoje.

Leia também

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Quando acaba o inverno de SC em 2021​

O que significa LGBTQIA+?

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Colunistas