nsc
dc

Jornalismo

NSC Total é o portal mais lido de SC em agosto; liderança vem em todas as métricas

Em SC, só o NSC Total consegue ser líder em pageviews e em usuários; resultado reflete a força das coberturas especiais e dos conteúdos exclusivos

15/09/2021 - 15h01 - Atualizada em: 15/09/2021 - 18h36

Compartilhe

Por Redação NSC
portal NSC Total
Jornalismo
(Foto: )

O NSC Total é o portal de notícias de Santa Catarina mais lido em agosto, segundo números do Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Além da liderança, o NSC Total – que reúne os jornais Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina e Hora de SC; as rádios CBN Diário e Joinville, Itapema FM e Atlântida SC -, mantém-se líder, isoladamente e com folga, no número de usuários únicos – que atingiu, em agosto, 9.742 milhões. O segundo colocado obteve 6.978 milhões.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

O resultado no total de pageviews do portal, mais de 20.180 milhões em agosto, reflete a força das coberturas especiais – como as Olimpíadas, o alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú e os 200 anos de Anita Garibaldi. Também factuais importantes tiveram destaque nos veículos do portal, como os novos bilionários de SC na lista da Forbes, os desdobramentos da rifa de Fraiburgo (aliás, não confundir com a histórica 'Rifa da Fazendinha', que aconteceu em Nova Veneza em setembro, e foi noticiada antes pelo colunista Denis Luciano), as cidades catarinenses que mais cresceram e o falecimento do comunicador Magro Lima.

Somada aos factuais, está a produção de conteúdo estratégico do NSC Total, que foi fundamental para a liderança tanto em pageviews quanto em número de usuários. Foram serviços sobre o Coronavírus, vacinação, FGTS, trânsito e, claro, tempo. 

— São conteúdos que não envelhecem e estão sempre ajudando os leitores de Santa Catarina a terem informações confiáveis e checadas. Quase um quarto da nossa audiência vem desses conteúdos — diz Fabrício Vitorino, gerente de conteúdo digital do portal.

Mas a liderança em pageviews, há muito tempo, já não é a métrica mais utilizada pelo portal NSC Total e seus veículos. Para os jornais (DC, AN, Santa, Hora), que operam no modelo de assinaturas, é importante entender a jornada do leitor. Quanto tempo ele passa logado, a que horas consome, que tipo de conteúdo é mais útil em cada praça e, mais importante, a fidelidade. Afinal, o NSC Total tem quase 40% a mais usuários que o segundo colocado. Para efeitos de comparação, usando métricas do Google Analytics, G1 SC e Globoesporte.SC, sites da NSC TV, cravaram 4.816 milhões e 4.551 milhões, respectivamente, aquecendo a disputa pela vice-liderança.

— Temos uma base maior de fidelizados que o concorrente local. E além disso, temos uma boa gordura. Precisamos entender nossa base e trabalhar para sermos relevantes a ponto de conquistarmos a confiança do leitor – e tê-lo como assinante. Aliás, temos um número de usuários pagantes dezenas de vezes maior que o segundo colocado. E o número de assinantes, desde a implementação de ferramentas de última geração, bate recordes mês após mês. Clique, pageview, podem ser facilmente manipulados, com práticas duvidosas ou conteúdo clickbait e apelativo, e não paga as contas. É como se vangloriar de ter um restaurante cheio de clientes que não consomem nada. Confiança no conteúdo, no jornalismo, faz o usuário assinar e voltar sempre — diz Vitorino.

Outra métrica importante é ação crossmidia entre rádios e digital. Como as maiores emissoras de Santa Catarina estão no portal, é importante entender como o usuário consome, ouvi-lo e oferecer conteúdo ainda mais dinâmico. Aliás, depois da estreia da CBN Joinville no portal, a novidade do NSC Total é um site totalmente novo para a Atlântida SC. 

— A Atlântida SC ganha seu canal direto de interação com a audiência, o www.atlantidasc.com.br. O novo site traz um player acessível e uma experiência amigável para que o ouvinte se conecte a cada praça da rede onde estamos presentes em Santa Catarina. Além disso, nossos programas mais relevantes serão disponibilizados on demand. Futuramente teremos conteúdos exclusivos como podcasts e webseries aumentando nossa conexão com a audiência no estado e fortalecendo a relevância da nossa programação local — diz Porã Bernardes, head de rádios da NSC.

> NSC vai além da mídia e passa a oferecer experiências para marcas

G1 SC fatura prêmio e briga para se consolidar na segunda posição

Ainda falando em usuários, vale ressaltar um dado importante. O G1 SC, portal de notícias da NSC TV, que opera no modelo aberto, frequentemente ocupa a segunda posição no ranking de usuários do estado. Em maio, inclusive, chegou a liderar o top 3, tendo o NSC Total em segundo. Quando somadas, as audiências de G1 SC e GE.SC tornam os verticais “free” digitais da NSC TV no segundo maior player do estado em número de usuários, segundo métricas do Google Analytics.

Aliás, o G1 SC, operando em sinergia com a NSC TV e os jornais e rádios do NSC Total, acaba de ser laureado com um prêmio importantíssimo. A série multimídia "Como a gente trata o nosso ambiente" levou o prêmio de valorização da biodiversidade na categoria jornalismo/Roberto Miguel Klein, da Fundação de Amparo à pesquisa e inovação de Santa Catarina (Fapesc). A premiação destaca trabalhos que envolvem ecologia e biodiversidade de plantas nativas do Estado.

— Estamos trabalhando duro há meses para melhorar o jornalismo de Santa Catarina, trazendo ferramentas, práticas e profissionais de ponta. Demos um salto na sinergia entre TV, rádios, digital e impresso. Com furos, exclusivos, análises e conteúdo diferenciado, estamos colecionando prêmios e batendo recordes de assinaturas – e não tem reconhecimento melhor do que esse. Nosso jornalismo vai muito além do clique — diz Vitorino.

Resumo

  • NSC Total é o portal mais lido de SC em agosto, segundo o IVC;
  • NSC Total também lidera, com folga, no número de usuários, segundo o IVC;
  • A liderança do NSC Total em número de usuários nunca foi alcançada pela concorrência;
  • NSC Total é líder absoluto em assinaturas em SC e bate recordes de novos assinantes mês a mês;
  • NSC Total lança site ATL SC, totalmente feito em casa. Agora são 4 jornais e 4 rádios no portfólio primário do portal;
  • G1 SC briga para ser o segundo maior player de SC, em número usuários, em 2021 (Google Analytics).

Leia também

Precisa renovar a CNH? Confira as datas

Bolsa Família 2021; confira o calendário

Semana com apenas 4 dias? Saiba como trabalhar menos e ganhar mais

Colunistas