nsc
dc

JOGOS OLÍMPICOS 2020

Olimpíadas: O que podemos esperar do Brasil em Tóquio

Na última edição dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil conquistou o maior número de medalhas e a maior quantidade de ouros

23/07/2021 - 16h35

Compartilhe

Chico
Por Chico Lins
Everton
Por Everton Siemann
toquio-2020-brasil-medalhas
Pira olímpico acesa na cerimônia oficial de abertura nesta sexta-feira, dia 23
(Foto: )

Oficial e extraoficialmente, os Jogos Olímpicos de Tóquio começaram. Até o dia 8 de agosto, os apaixonados por esportes em todo o planeta voltam os olhos para o Japão para acompanhar a nata do esporte mundial em ação. Quebras de recorde, vitórias, nomes que vão entrar para história, medalhas... A expetativa é essa. E o Brasil? O que esperar da delegação verde-amarela na terra do sol nascente.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Culturalmente, nos preocupamos muito com as duas semanas dos jogos e pouquíssimo com todo o ciclo olímpico. A preparação dos atletas, a evolução de suas performances e os resultados obtidos em grandes torneios são sinais de possíveis medalhas. Existem surpresas também, de atletas que não partem como os favoritos, mas que chegam ao pódio. Em muitas edições o Brasil conseguiu algumas medalhas que não estavam no radar.

> Veja os catarinenses que já conquistaram medalhas olímpicas

O Time Brasil vem numa regularidade de medalhas nas últimas edições dos jogos. Foram 17 medalhas em Pequim e Londres, e 19 no Rio de Janeiro. A conquista de um ouro pode mudar a posição de um país no quadro de medalhas. Em 2016, como país-sede, o Brasil marcou presença em todas as modalidades e conquistou sete ouros. Isso fez o país subir no elevador olímpico. Saiu da 22ª colocação em 2008 e 2012, para a 13ª posição nos jogos do Rio.

> Tóquio 2020: veja quando será a estreia dos atletas catarinenses nas olimpíadas

A expectativa em Tóquio é termos mais medalhas do que nos últimos jogos, apesar dos atletas terem recebido menos apoio financeiro do que no último ciclo. A presença das novas modalidades no Japão pode ser benéfica para o Brasil, já que temos muitas possibilidades de pódio no surf e também no skate (inclusive com catarinense na briga).

> Jogos Olímpicos de Tóquio: veja quais são as modalidades

A torcida é para que os nossos atletas superem os limites, que é o grande adversário de qualquer desportista. Sobretudo em meio à uma pandemia que assolou o planeta. Se isso for suficiente para trazer uma medalha e colocar o país no pódio, estaremos aqui para aplaudir e reverenciar. Se não for, vamos aplaudir do mesmo jeito, pois é muito difícil chegar até uma olimpíada.

medalhas-brasil-jogos-olimpicos
Fonte: COB
(Foto: )

Leia também:

> Como acompanhar as Olimpíadas na NSC

> Olimpíadas 2021: quais são os países participantes

> Conheça os locais das disputas em Tóquio

> Relembre as aberturas mais marcantes das Olimpíadas

> "SC representa muito na minha vida", diz Bruninho, da Seleção de vôlei

Colunistas