Mais 20 casos da variante Delta foram confirmados em Santa Catarina pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quinta-feira (26). Agora, já são 63 registros da mutação do vírus em 28 cidades catarinenses. O Estado também já confirmou que há a transmissão comunitária.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Dos casos confirmados, até o momento, 26 são considerados autóctones (de transmissão de dentro do Estado), sete importados (adquiridos fora do Estado), enquanto 30 ainda estão em investigação sobre o local de infecção. Duas mortes pela variante já foram confirmadas. Veja a lista completa de cidades abaixo.
Após o recolhimento das amostras, são feitos testes preliminares para identificação das possíveis infecções por Variantes de Preocupação, como a Delta, no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC).
As análises identificam se a amostra é uma provável variante de preocupação. Depois disso, elas são enviadas à Fiocruz, que faz o sequenciamento genômico completo, com detalhes do perfil e da linhagem da amostra.
Continua depois da publicidade
> Variante Delta da Covid: sintomas mais comuns
> Variante Delta: saiba a eficácia das vacinas Astrazeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer
O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, salienta o quanto é importante continuar com o uso de máscaras para evitar a transmissão da variante.
— Diante desse cenário, as medidas de prevenção devem ser mantidas. O uso das máscaras, em todos os ambientes, é uma das melhores formas de proteção, assim como o distanciamento social, a manutenção dos locais ventilados e a higiene das mãos. Outra ação de fundamental importância é a vacinação da população, que continua avançando no Estado de Santa Catarina — enfatiza.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) emitiu uma nota de alerta pedindo que os municípios intensifiquem as medidas de prevenção contra a Delta. Entre elas, a organização de estratégias de preparação e resposta frente a uma possível nova onda de casos e a intensificação da vacinação.
Variante Delta
A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Continua depois da publicidade
Conforme um estudo divulgado em julho por pesquisadores ligados a OMS e ao Imperial College de Londres, ela é cerca de 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China.
Veja a lista de cidades de SC com casos confirmados da variante Delta
- Araquari – 2
- Balneário Camboriú – 1
- Balneário Piçarras – 1
- Barra Velha – 1
- Biguaçu – 1
- Bom Jardim da Serra – 4
- Bombinhas – 1
- Camboriú – 3
- Campo Alegre – 1
- Chapecó – 2
- Navegantes – 2
- Itapoá – 1
- Florianópolis – 3
- Garopaba – 1
- Itajaí – 3
- Mafra – 2
- Jaraguá do Sul – 1
- Ituporanga – 1
- Joinville – 12
- Rio do Sul – 1
- Navegantes – 1
- Palmitos – 1
- São Francisco do Sul – 8
- São José – 3
- São Joaquim – 1
- Capivari de Baixo – 1
- São Bento do Sul – 2
- Santo Amaro da Imperatriz – 1
- Tubarão – 1
Continua depois da publicidade
Leia também:
Chapecó confirma mortes de duas crianças por Covid após 6 meses de investigação
MP vai apurar se prefeito de Criciúma agiu com preconceito ao demitir professor
Homens que deram 25 facadas em mulher trans são condenados em Içara