Novembro vai ser um mês repleto de atrações para os apaixonados por astronomia ou para quem simplesmente gosta de admirar o céu noturno. Uma série de fenômenos e eventos astronômicos vão iluminar o céu nas próximas semanas – e boa parte deles serão visíveis a olho nu.
Continua depois da publicidade
Para começar o mês, teremos a maior Lua Cheia do ano. Novembro ainda reserva uma chuva de meteoros e a passagem de um cometa brilhante cruzando o céu. Planetas como Vênus, Marte e Júpiter também estarão brilhando forte no firmamento e formando belas conjunções.
Leia mais: Cometa 3I/Atlas sai “de trás” do Sol e ficará visível na Terra; saiba como observá-lo
A Super Lua
Em novembro, teremos a maior Lua Cheia do ano. Chamada de Super Lua de Castor, ficará visível por três dias – entre 5 e 7.
Continua depois da publicidade
A Lua Cheia de novembro será “maior” pois ela atinge essa fase justamente quando está no Perigeu, ou seja, em seu ponto mais próximo da Terra – o que a faz aumentar não apenas de “tamanho” no céu, quanto eleva consideravelmente o brilho.
Chuva de meteoros
Entre os dias 15 e 17 de novembro, uma chuva de meteoros vai iluminar o céu, especialmente no Hemisfério Sul. São os Leonídeos – o pico de atividade deve ter até 20 “quedar” por hora.
Leia mais: Água de Marte e metais da Lua: como a mineração espacial vai impactar a vida na Terra?
Outras chuvas estão previstas para ocorrer durante o mês, porém podem ter a visibilidade prejudicada pela luminosidade da Lua e outros fatores, como horário e proximidade com o Sol.
Cometa Lemmon
A partir do dia 8 de novembro, um astro recém descoberto pode dar o ar da graça. Trata-se do Cometa Lemmon, identificado em janeiro e que estará em seu ponto mais próximo do Sol durante o mês.
Continua depois da publicidade
No dia 8, o cometa deve ter o pico de brilho e, a depender das condições climáticas, pode ser visível a olho nu. Observadores e astrofotógrafos do Hemisfério Norte já nos proporcionam belas imagens do Lemmon.
Principais eventos astronômicos de novembro de 2025
Entre 5 e 7 de novembro: Super Lua de Castor – a maior Lua Cheia do ano
A partir de 8 de novembro: Cometa Lemmon – pode ser visível a olho nu
Entre 15 e 17 de novembro: chuva de meteoros Leonídeos
Leia também
NASA alertou o sistema de defesa planetária por conta do 3I/Atlas. Mito ou verdade?
3I/Atlas: entenda o comportamento incomum do cometa interestelar que intriga os cientistas
O que aconteceria se uma supertempestade solar atingisse a Terra





