nsc
hora_de_sc

Mundo Animal

Tosa higiênica: conheça o método que ajuda a evitar infecções em animais

Saiba como é feita a tosa higiênica e quais raças mais precisam desse tipo de tosa

23/07/2021 - 04h00

Compartilhe

Por Redação NSC
O Yorshire é uma das raças que precisa da tosa higiênica (Banco de Imagens/Pixabay)
O Yorshire é uma das raças que precisa da tosa higiênica (Banco de Imagens/Pixabay)
(Foto: )

Assim como as pessoas, os animais fazem cocô, xixi e têm ciclos de calor. Eles se sentam na sujeira, fuligem, lama e outros lugares ainda mais sujos. Depois, eles costumam se sentar em nosso colo, sofá e cama deixando manchas indesejáveis. Você sabia que isso pode ser resolvido com a tosa higiênica?

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A tosa higiênica consiste em tosar o pelo do animal em áreas como ânus, genitais, almofadas plantares (a parte inferior da pata do cachorro, conhecida também como coxim ou almofadinha) e barriga, onde a urina ou as fezes podem manchar ou ficar presos. Isso ajuda a manter seu cão limpo sem ter que cortar todo o pelo e evita que a urina ou as fezes grudem no pelo. Quando o pelo do animal localizado nessas áreas não é cortado pode acabar gerando odores desagradáveis e aumentando o risco de infecção.

Tosar o pelo da barriga também ajuda a evitar que pelos mais longos toquem no chão, roupas de cama, tapetes, entre outros. Dessa forma, você não terá cheiros e manchas pela casa.

Como fazer tosa higiênica

Antes de começar a tosa de seu cão ou qualquer procedimento de escovação, certifique-se de que o pelo dele esteja seco e limpo. Reúna todos os itens necessários para a tosa e, em seguida, proteja seu cão. Se você não tem uma mesa em casa ou uma bancada, o chão mesmo funciona desde que seja uma superfície antiderrapante, para que seu cão se sinta mais confortável.

Antes de começar a tosa de seu cão ou qualquer procedimento de escovação, certifique-se de que o pelo dele esteja seco e limpo
Antes de começar a tosa de seu cão ou qualquer procedimento de escovação, certifique-se de que o pelo dele esteja seco e limpo
(Foto: )

Passo 1

Você pode tosar o pelo na área da barriga do seu cão levantando a pata traseira dele ou, se ele for um filhote pequeno, colocando-o de pé sobre as patas traseiras. Ao levantar a perna de trás do seu cão, lembre-se de segurar a perna em sua posição natural. Não o puxe para trás, para fora ou estique demais.

Passo 2

Ao cortar a área da barriga de um cão macho, sempre apare de trás para frente, deslizando levemente sua máquina sobre o pelo e tendo cuidado extra com dobras de pele e partes do corpo. Apare até próximo ao umbigo do cão macho e um pouco para baixo na parte interna das coxas. O processo é semelhante para a fêmea, mas não é preciso tosar até o umbigo.

> 10 animais curiosos e estranhos do fundo do mar

As áreas da tosa higiênica são muito sensíveis
As áreas da tosa higiênica são muito sensíveis
(Foto: )

Passo 3

Ao aparar o traseiro do seu cão, use uma mão para segurar o rabo para cima e para o lado. Se o seu cão tiver pelos muito longos na cauda, ​​use uma presilha para mantê-los fora do caminho. Use sua tesoura para aparar levemente os pelos, trabalhando de fora para dentro, em direção ao traseiro. É também recomendado aparar a parte inferior da base da cauda, ​​cerca de 2,5 centímetros, para ajudar ainda mais a manter a área limpa e higiênica.

Passo 4

Depois de tosar, escove ou penteie suavemente os pelos do animal para retirar fios de cabelo que ficaram para trás.

Passo 5

Se você tem um cachorro cuja raça tenha pelo comprido ou com franjas na parte de trás das pernas, como um pastor australiano ou um golden retriever, esse pelo pode ser aparado com uma e um pente mais longo para evitar que o pelo atrapalhe e fique sujo durante as pausas para ele urinar.

> Cobra píton amarela é venenosa? Descubra tudo sobre a espécie

Passo 6

Use uma toalha úmida para limpar qualquer sujeira, como lama, areia, ou outros detritos externos do pelo de seu cão, conforme necessário.

Passo 7

Distraia o seu cão com brinquedos e petiscos. Afinal, você irá tocar em áreas muito sensíveis do animal e isso poderá deixa-lo incomodado e mais arisco.

> Morcego gigante australiano: conheça o animal que viralizou nas redes sociais

Akita é uma das raças que necessita de tosa higiênica
Akita é uma das raças que necessita de tosa higiênica
(Foto: )

Em quais raças a tosa higiênica pode ser feita

A tosa higiênica pode ser feita em qualquer raça, mas algumas precisam mais que outras. Animais de pelo curto, por exemplo, não têm tanta necessidade.

As raças que têm mais pelos precisam sempre visitar o pet shop para manter seus pelos aparados e também fazer a tosa higiênica. Isso ajuda no parto de fêmeas, facilita os cuidados com a higiene de animais que têm dificuldades de locomoção e facilitam os períodos pré e pós-operatórios.

As raças que têm muito pelos e precisam fazer a tosa higiênica com frequência são:

Maltês

Shih Tzu

Schnauzer

Poodle

Yorkshire

Chow Chow

Collie

Lhasa Apso

Pequinês

Golden RetrieverLulu da Pomerânia

Akita

Husky Siberiano

Setter Irlandês

Akita

> Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Os cachorros da raça Chow Chow também precisam de tosa higiênica
Os cachorros da raça Chow Chow também precisam de tosa higiênica
(Foto: )

Com que frequência a tosa higiênica deve ser feita

A tosa higiênica deve ser feita todo mês, de preferência quando o animal tomar banho.

Cuidados ao realizar esse tipo de tosa

A tosa higiênica deve ser feita com todo o cuidado porque as áreas higiênicas do seu cãozinho têm pele sensível. Ao cuidar dessas áreas, lembre-se de fazer movimentos lentos e gentis, até para não assustar o animal.

Nunca aponte uma tesoura ou máquina de tosar diretamente para a pele do seu cão. Tente mantê-los paralelos à pele sempre que possível para evitar cutucar e furar a pele do seu cão.

Ao usar a máquina, evite tocá-la na pele do animal. É melhor remover pequenos nós ao redor da área genital do seu cão usando uma tesoura.

> Leão-baio é perigoso? Conheça espécie vista na Serra Catarinense

Tosa higiênica deve ser feita uma vez ao mês
Tosa higiênica deve ser feita uma vez ao mês
(Foto: )

As áreas onde é feita a tosa higiênica devem ser mantidas com pelo curto e bem cuidado para evitar que o pelo fique incrustado de fezes e bactérias.

Os cães mais velhos tendem a precisar de acessórios higiênicos e cuidados mais do que cães mais jovens, pois podem ficar mais preguiçosos ao ir ao banheiro.

Cuidados em casa que facilitam a tosa higiênica

Escovar os pelos do animal em casa ajuda a manter o pelo do animal limpo e arrumado.

Dar banho regularmente ajuda a manter o animal limpo e, principalmente, as áreas onde é feita a tosa higiênica.

Conheça os 3 animais mais bizarros encontrados em SC

Leia também

"Desde pequena ela sempre foi meio maluca", diz dono de vaca que ficou presa no telhado em SC

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história​​

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay​​

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Colunistas