Morar ao alcance do que há de mais belo na natureza está mais perto do que parece. O residencial Casa Atalaia 47, localizado no coração de Itajaí (SC), é a prova disso, aos pés do Morro do Atalaia, no Parque Natural Municipal da Atalaia.

Continua depois da publicidade

Ao som dos cantos dos pássaros das mais diversas espécies, como tucanos, saracuras e aracuãs, este pré-lançamento da Macodesc Construtora e Incorporadora entrega harmonia, equilíbrio e plenitude em um empreendimento raro, num local de encontro entre o céu, o rio, o mar, o mangue e a cidade.

> Investir em imóveis para locação é uma boa?

De um lado, a vista para a Praia da Atalaia, um dos recantos de surfistas em Itajaí. A praia, cercada pelo mole e pela entrada do Porto de Itajaí, cria um cenário inusitado e exuberante. Do outro lado, a vista para o Morro do Atalaia, uma reserva da Mata Atlântica, com cerca de 20 hectares de área preservada com pelo menos 200 espécies de árvores diferentes e mais 100 de animais.

Vista para a Praia da Atalaia
A vista para a Praia da Atalaia e um dos diferenciais deste empreendimento (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Inspiração

Cada canto deste edifício foi cuidadosamente inspirado no rico ecossistema natural do espaço, que fica entre os bairros Fazenda e Cabeçudas, uma das regiões mais privilegiadas e desejadas da cidade. Quem opta por morar na Casa Atalaia 47 tem à disposição o que há de melhor em gastronomia, comércio, bem-estar e mobilidade.

Ao oferecer o equilíbrio perfeito entre inovação e a vida natural, a Casa Atalaia 47 supera expectativas e eleva o significado de morar bem. Cada detalhe deste edifício remete às singularidades da vasta natureza que o cerca. E nada é por acaso, já que o projeto arquitetônico do edifício levou muito tempo de desenvolvimento — tudo isso, para trazer como inspiração os movimentos da região.

A diretora criativa da Macodesc, a arquiteta Paula Czarnobay Stürmer, explica que até o formato do terreno serviu como referência para o projeto final. No formato de um diamante, e cercado por uma diversidade ecológica inigualável, o espaço é um convite para abraçar diversas fontes naturais. Logo na entrada, quem visita o espaço já é recepcionado por um jardim de rochas, o que provoca a brincadeira: a pessoa está entrando no prédio ou no Morro?

— Os elementos naturais foram as raízes estruturadoras do projeto. Estão expressos por uma belíssima fachada viva com vegetação, brises e sacadas de diferentes tamanhos, que permeiam a torre e trazem movimento e fluidez — detalha Paula.

Continua depois da publicidade

Uma casa com 27 andares

Além das referências revolucionárias e tradicionais ao mesmo tempo, todo o conceito arquitetônico que moldou o edifício remete a proporcionar uma experiência de casa, mesmo em um apartamento.

> Onde investir? Dicas de renda fixa, ações descontadas e com foco em dividendos

Mais que a leveza do natural, a Casa Atalaia 47 tem como inspiração outra particularidade que impulsiona ver a vida com outros olhos: conexões positivas entre as pessoas. Esta característica está presente em todas as áreas sociais, pensadas com carinho e atenção para criar encontros memoráveis. E, para isso, não faltam espaços, já que o edifício conta com bar, academia, brinquedoteca, lounge, piscinas, salão de festas, e demais espaços que estimulam estar perto de quem se ama.

— Como uma extensão do parque do Atalaia, idealizamos um pavimento de lazer totalmente incorporado pelas formas e geometrias da natureza. Os caminhos curvos refletem a sutileza do morro e inspiram movimento e diversão, através de atividades que surgem ao trilhar pelos espaços abertos e acolhedores — explica a arquiteta Paula.

Ela comenta que o estilo de quem vai viver em cada apartamento foi levado em consideração no projeto, com grandes possibilidades de personalização nos layouts dos apartamentos. Para alcançar este objetivo, foram usadas lajes protendidas que garantem grandes vãos, e poucos pilares dentro dos ambientes. Além disso, o empreendimento conta com 3 tipos de apartamentos duplex ao longo da torre. De fora, a fachada ganha mais movimento através do pé direito duplo. De dentro, os moradores ganham conforto visual.

Continua depois da publicidade

— Os moradores e visitantes ganham a liberdade de viver em meio a uma arquitetura humanizada e afetiva. O edifício ainda conta com diversos diferenciais: placas fotovoltaicas para geração de energia; pontos de recarga para carros e transportes elétricos; controle na gestão de resíduos; acabamento com massa corrida ecológica; janelas dos dormitórios com persianas elétricas, e muito mais — pontua a arquiteta.

Viver em meio à natureza

Inovação ao criar ambientes que conectem o natural ao moderno, para beneficiar a saúde, o bem-estar e a conexão com o todo. Assim, pode-se resumir o conceito de design biofílico, que representa amor à vida e foi inspiração pura no processo arquitetônico da Casa Atalaia 47.

Arquitetura do empreendimento
A arquitetura do empreendimento conversa com a natureza do Morro do Atalaia (Foto: Divulgação)

Paula explica que os benefícios obtidos pela integração de elementos naturais na arquitetura vão muito além de paz e tranquilidade. Segundo ela, este estilo melhora a capacidade de se relacionar e se conectar com os outros; fortalece a clareza e habilidades para resolução de problemas; auxilia na autoconfiança e no desenvolvimento de um propósito através da conexão com o mundo; e, por fim, aumenta a sensação de segurança e proteção.

Estes aspectos estão presentes na Casa Atalaia de uma forma que vai muito além da localização privilegiada. Tudo começa na valorização da luz natural, através da fachada envidraçada, que contribui ainda para que a bela vista do edifício esteja sempre à disposição. Isso acontece de forma natural, já que as esquadrias oferecem conforto termo acústico e proteção contra os raios UV.

Continua depois da publicidade

> Como se planejar para comprar o primeiro imóvel

— Trazemos um extenso paisagismo com as plantas características da nossa região, e mobiliário urbano na entrada do edifício, incentivando a contemplação e novas conexões. Na fachada, contamos com jardins cujo sistema de irrigação é automatizado, o que garante que as plantas estejam sempre vivas e saudáveis — detalha Paula.

A conexão com a natureza e com o próximo estão presentes, inclusive, nas matérias-primas para a construção do edifício. A arquiteta explica que além de levar em consideração fontes e recursos da região, investe em projetos autorais de empresas e profissionais catarinenses: Victor Augusto, Metrik, BeRender, Arquitetura da Mata, SEP Engenharia e Potenti.

Além de criar laços e parcerias positivas, valoriza e expande a cultura, sem perder a essência das tradições. Com uma abordagem inclusiva, a Macodesc promove a contribuição de todos como uma força motivadora para co-criar empreendimento de qualidade, sustentabilidade social e expansão cultural.

Para mais informações acesse o site

Leia também

Comece a investir e multiplique seus rendimentos; veja como

Afinal, é possível investir com 100 reais por mês?

Juros, inflação e outras variáveis: Entenda como descomplicar o mundo dos investimentos