nsc
dc

Influenza

Vacina da gripe 2021: Idosos e professores começam a ser imunizados em SC

Quem faz parte da primeira etapa da campanha e ainda não foi vacinado, pode tomar a dose na unidade de saúde mais próxima

11/05/2021 - 11h50 - Atualizada em: 11/05/2021 - 12h54

Compartilhe

Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe pretende imunizar 80 milhões de brasileiros
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe pretende imunizar 80 milhões de brasileiros
(Foto: )

A vacina contra a gripe começa a ser aplicada nesta terça-feira (11) em idosos com 60 anos ou mais e professores das redes públicas e privada. Essa é a segunda fase de vacinação contra a Influenza na campanha nacional de 2021. Alguns municípios de Santa Catarina, porém, ainda aplicam as doses no público-alvo da primeira fase de imunização.

> Por que a vacina contra a gripe se tornou ainda mais importante com a pandemia da Covid

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A vacinação da gripe é dividida em três etapas:

- Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde;

- Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

- Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

> Vacina contra a gripe: tire suas dúvidas sobre a campanha 2021

Na primeira fase o objetivo do governo federal era vacinar cerca de 25 milhões de pessoas, mas foram aplicadas 6,9 milhões das 27,3 milhões de doses distribuídas a todos os estados. Nesta segunda etapa, 33 milhões de idosos e professores devem ser vacinados. Ao final da campanha, em julho, a estimativa é ter vacinado 80 milhões de brasileiros.

Vacinação em Santa Catarina

Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis ainda está na primeira fase de vacinação contra a Influenza. Nesta terça-feira (11), profissionais e trabalhadores da Saúde começaram a ser vacinados, respeitando o intervalo de 14 dias entre a vacina contra a Covid-19. 

A vacinação ocorre nos Centros de Saúde da Capital. Todo o público da primeira fase da campanha continua sendo vacinado, como as crianças de 6 meses a menores de 5 anos 11 meses e 29 dias, além de gestantes e puérperas de até 45 dias após o parto. 

É possível fazer o agendamento do dia da vacinação com o Centro de Saúde ou até mesmo comparecer à unidade sem contato prévio. Veja os contatos dos postinhos: https://sus.floripa.br/centrosdesaude/.

São José

São José começou a aplicação da vacina contra a gripe nos idosos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Para evitar aglomeração e choque de doses com a vacina da Covid-19, a Secretaria de Saúde elaborou um cronograma por faixa etária que será divulgado semanalmente. 

> Covid hoje: mapas mostram os dados de mortes e vacina em SC

As gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos e profissionais da saúde continuam sendo vacinados.

11/05 (terça feira) – Idosos com 90 anos ou mais

12/05 (quarta feira) – Idosos com 85 anos ou mais

13/05 (quinta feira) – Idosos com 80 anos ou mais

14/05 (sexta feira) – Idosos com 77 anos ou mais

Joinville

Pessoas acima de 60 anos de idade e professores das redes públicas e privada de Joinville começaram a ser imunizados contra a gripe a partir desta terça-feira (11). A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou na Sala de Vacinação da Vigilância em Saúde, que fica na rua Abdon Batista, 172, Centro. Não é necessário realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe.

> Joinville recebe doses da vacina Pfizer pela primeira vez

A vacinação contra a gripe para crianças com mais de seis meses e menos de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias) e profissionais da saúde segue em Joinville.

Blumenau

O agendamento da vacina contra a gripe para pessoas acima de 60 anos e professores em Blumenau já está acontecendo. A vacinação ocorre nos Ambulatórios Gerais e nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina ativa. O agendamento também continua disponível para que o público da primeira etapa continue solicitando a aplicação do imunizante.

O agendamento pode ser feito pelo site https://bit.ly/VacinaBlumenau ou entrando em contato por telefone com sua unidade ESF. O telefone do Alô Saúde é exclusivo para demandas relacionadas à Covid-19.

Vacina da Gripe e da Covid-19

Como as campanhas de vacinação contra a Influenza e a Covid-19 acontecem de forma paralela, o governo federal recomenda que aquelas pessoas que já podem tomar as duas vacinas, priorizem o imunizante contra o coronavírus. Além disso, o intervalo mínimo para a aplicação das vacinas é de 14 dias.

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia também

SC tem alerta de chuva forte e risco de deslizamentos

Colisão entre carro e carreta deixa dois feridos na BR-470

Mortes por febre amarela deixam SC em alerta; veja os sintomas

Colunistas