nsc
an

Pandemia

Norte de SC vacinou menos de 1% da população contra o coronavírus em 15 dias

26 cidades da região estão na fase 1 da imunização, que inclui profissionais da saúde, pessoas institucionalizadas e indígenas

03/02/2021 - 10h37

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Vacina contra o coronavírus
Vacina contra o coronavírus
(Foto: )

As 26 cidades do Norte de Santa Catarina vacinaram 12.132 pessoas nos primeiros 15 dias de imunização contra o coronavírus. O número representa 0,84% de toda a população estimada da região, que é de 1,4 milhão, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

A aplicação da doses começou no último dia 19, com a chegada do primeiro lote com vacinas da CoronaVac, e não tem prazo para terminar. Os municípios dependem do envio de novos lotes para conseguir ampliar a campanha.

> O que falta para outros grupos serem imunizados contra a Covid-19 em Joinville

A vacinação em toda a região segue o Plano Nacional de Imunização, em que a primeira fase é dividida em quatro grupos. Eles serão vacinados um de cada vez, começando pelo grupo 1, formado por profissionais da saúde, idosos em ILPIs e idosos com 75 anos ou mais.

São eles que recebem a vacina neste momento. Os profissionais da saúde correspondem à maior parcela do público que já recebeu a primeira dose, sendo 10.560 pessoas. Também foram imunizados 1.315 idosos institucionalizados, 244 indígenas e 13 pessoas com deficiência institucionalizadas.

> "Joinville enfrenta o desafio da pequena quantidade de doses", diz secretário de saúde

 Joinville com mais vacinados

A maior cidade do Estado, Joinville foi quem mais vacinou até o momento em toda a região Norte. São 5.034 pessoas, sendo 4,1 mil profissionais da saúde e 892 idosos em ILPIs. O município ainda tem outras doses para serem aplicadas, já que recebeu 9.634 dos lotes da CoronaVac e Oxford-AstraZeneca.

> Idosos e profissionais da saúde de Joinville podem realizar pré-cadastro para receber vacina da Covid-19

Jaraguá do Sul é a segunda cidade mais populosa da região e também a segunda que mais vacinou nos primeiros 15 dias. São 1,5 mil jaraguaenses imunizados com a primeira dose. Em seguida, aparecem Mafra (836 vacinados), Canoinhas (698) e São Bento do Sul (613).

Leia também

> Açougue é interditado por vender carne estragada abaixo do preço em Guaramirim

> Suspeito de estuprar crianças em Barra Velha é preso pela terceira vez em dois anos

Colunistas