nsc
nsc

Pandemia

Anvisa avalia decretar quarentena e suspender cruzeiros após casos de Covid-19 em navios

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
30/12/2021 - 13h25
Navio MSC Splendida teve desembarque suspenso em Balneário Camboriú
Navio MSC Splendida teve desembarque suspenso em Balneário Camboriú (Foto: Patrick Rodrigues)

A Agência Nacional de Vigilância Epidemiológica (Anvisa) informou em nota, no início da tarde desta quinta-feira (30), que monitora dois navios de cruzeiro que apresentaram casos de Covid-19, e avalia tomar medidas adicionais como decretação de quarentena ou interrupção das operações.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

"As embarcações permanecem sob supervisão sanitária da Anvisa. Diante do aumento dos números de casos de Covid-19 a bordo e a partir da categorização dos navios quanto ao risco sanitário, a Anvisa adotará as medidas previstas nos normativos vigentes, que podem incluir a necessidade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades".

Navio de cruzeiro barrado em SC desvia rota para Santos após aumento de casos de Covid-19

Cruzeiro barrado em SC com casos de Covid-19 vai passar o Réveillon em Copacabana

As duas embarcações monitoradas são os navios Costa Diadema e MSC Splendida, que passou por SC nesta semana e teve o desembarque de passageiros proibido pela Anvisa em Balneário Camboriú na última terça-feira (28). Na ocasião, havia 14 casos a bordo. A Agência explica que, a partir dali, todos os tripulantes e hóspedes foram testados, e o número saltou para 78 contaminados.

Passar o Réveillon em Balneário Camboriú pode custar tão caro quanto em Paris ou Nova York

O navio, que seguiria até o Rio de Janeiro, onde acompanharia a queima de fogos na orla de Copacabana, foi desviado para o Porto de Santos e deve permanecer atracado. 

Já o navio Costa Diadema, que navegava pela região Nordeste, teve 68 casos de Covid-19 identificados nas últimas 24 horas. A embarcação está parada no Porto de Salvador (BA).

Prédio mais alto do Brasil terá show de luzes no Réveillon em Balneário Camboriú

Veja a nota da Anvisa:

MSC Splendida

Nesta quarta-feira (29/12), o navio MSC Splendida atracou no Porto de Santos (SP) após relatar a ocorrência de novos testes positivos de Covid-19 a bordo.

Com o aumento do número de casos observado entre tripulantes, no dia 28 de novembro de 2021, foi realizada uma fiscalização da embarcação pela Anvisa e pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio de sua unidade descentralizada de Vigilância Epidemiológica, componente da Rede CIEVS-SC e Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município de Balneário Camboriú. De acordo com a recomendação constante do relatório investigativo de surto na embarcação emitido, ainda no dia 28 de dezembro de 2021, a empresa foi notificada para que fosse realizada a testagem de 100% da tripulação.

Ao todo, foram identificados 51 tripulantes com teste positivo para Covid-19. Além dos tripulantes, testaram positivo 27 passageiros. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados de Covid-19.

Todas as 132 pessoas, casos positivos e contactantes, estão sendo desembarcadas de acordo com as regras dispostas na Resolução RDC nº 574/2021 da Anvisa e com o plano de operacionalização elaborado pelo município de Santos e pelo estado de São Paulo, que prevê o transporte dos viajantes em veículos específicos.

Após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVs) das localidades de destino.

Até o momento, não estão autorizados novos desembarques ou embarques e o navio deve permanecer atracado em Santos até a finalização da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde. A embarcação leva cerca de 4 mil pessoas a bordo.

Costa Diadema

A Agência, em conjunto com técnicos da Secretaria de Saúde do município de Salvador e Estado da Bahia, investiga surto de COVID-19 a bordo do navio de cruzeiro Costa Diadema, atracado nesta manhã, 30/12, no Porto de Salvador (BA). Nas últimas 24 (vinte e quatro) horas, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

Destaca-se que a Anvisa não autorizou a operação da embarcação em Salvador, estando proibido o embarque e desembarque de viajantes até que seja finalizada a investigação em andamento.

No momento, encontram-se embarcados 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros, totalizando 3.836 viajantes. A embarcação é procedente do porto de Santos e teria como próximo porto Ilhéus/BA.

Os casos de Covid-19 em ambas as embarcações foram detectados após a realização do protocolo de testagem estabelecido pela Resolução da Anvisa, RDC nº 574, de 2021.

As embarcações permanecem atracadas nos respectivos portos sob supervisão sanitária da Anvisa. Mesmo com o desembarque dos viajantes que testaram positivo e de seus contactantes, diante do aumento dos números de casos de Covid-19 a bordo e a partir da categorização dos navios quanto ao risco sanitário, a Anvisa adotará as medidas previstas nos normativos vigentes, que podem incluir a necessidade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

Prefeitos avaliam negociar vacinas para crianças com a Pfizer

Caravelas-portuguesas invadem Litoral Norte de SC; espécie é mais perigosa que água-viva

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas