A presença da regata Ocen Race em Itajaí neste mês, com partida para os Estados Unidos domingo, colaborou para projetar a economia do mar e o turismo no município. A expectativa, agora, é que o Ministério da Infraestrutura e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários definam logo novo modelo de operação portuária, que incluirá solução para a área de contêineres do terminal, parada desde o início deste ano. A SC Portos, operadora de carga geral no porto, aproveitou a Vila da Regata para fazer confraternização sábado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

Os diretores e sócios da SC Portos, Antonio Carlos Guimarães e João Ricardo Chaves, reuniram lideranças do setor logístico e da área política no espaço da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) na Vila da Regata. Entre os presentes, a presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Gabriela Kelm; o presidente da Associação Empresarial de Imbituba, Lito Guimarães; e o senador Jorge Seif Júnior.

Antonio Guimarães informou que está acompanhando diretamente esse trabalho no governo federal e colaborando quando convidado. Segundo ele, o ministério está com pressa para que logo possa ser definido o novo modelo de operação e o porto volte a operar com toda a capacidade. As linhas de cargas de contêineres que operavam no ano passado foram transferidas para a Portonave ou ao Porto Itapoá.

Por enquanto, a operadora catarinense SC Portos, que atua com carga geral, é a única a movimentar o terminal. Trabalha principalmente com cargas industriais não conteinerizadas de alto valor, como automóveis. Iniciou em 2022, com 300 mil toneladas e, para este ano, prevê 500 mil toneladas.

Continua depois da publicidade

– Nossa atividade é pequena comparada com o movimento total do porto com contêineres. Mas é extremamente importante para manter a atividade no terminal, a requisição da mão de obra, dos trabalhadores avulsos. Nossa operação é complementar à movimentação de cargas conteinerizadas no Complexo Portuário de Itajaí – afirma Antonio Guimarães.

Na foto estão (a partir da esquerda) Pablo Vargas, representante da comissão Direito Marítimo e Aduaneiro da OAB/SC; Lito Guimarães, presidente de Associação Empresarial de Imbituba; Gabriela Kelm, presidente Associação Empresarial de Itajaí;  Robison Coelho, secretário adjunto da Secretaria de Portos de SC; Osmari Castilho, CEO da Portonave; Janderson Maçaneiro, diretor da Bendito Transportes; João Ricardo Chaves, sócio da SC Portos e da Soin; o senador Jorge Seif Júnior (PL/SC);  Octávio do Espírito Santo, chefe de gabinete senador Carlos Portinho (RJ); Antonio Carlos Guimarães, diretor da SC Portos e Simetria; Márcio Malta, da Kincaid Advogados do RJ; Édson Moritz, diretor financeiro Casan; e Márcio Guapiano, presidente do Sindicato dos Conferentes do Porto de Itajaí.

Leia também

Livro de catarinense sobre compliance e ética fica entre os mais vendidos da Amazon

Grupo Pereira, dono do Fort, investe no RS e em SP para faturar mais de R$ 20 bilhões

Novo plano de ajuste fiscal é bem visto por lideranças políticas de SC

Lide SC confirma em Londres vinda de parlamentar britânico para evento

Em missão no Reino Unido, setor náutico busca parcerias e tecnologias

Destaques do NSC Total