Chamou a atenção a queda no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental em todo o mundo devido à pandemia, como mostrou a avaliação de PISA 2022 divulgada nesta terça-feira (05). O exame para alunos de 15 anos, denominado Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa na sigla em inglês), avalia conhecimentos em matemática, leitura e ciências.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Apesar de ter sofrido um impacto menor do que a média mundial devido à Covid-19, o Brasil também recuou mais um pouco frente ao último exame, de 2018, e seguiu no grupo dos de menor nota, mostrou o levantamento feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Estudantes de países da OCDE, que são os mais ricos do mundo, tiveram recuo importante no aprendizado. Em matemática, caíram 15 pontos, em leitura 10 pontos e em ciência mantiveram a nota estável.

O Brasil obteve melhor nota em leitura, 410, e ficou em 52º lugar entre os 81 países que participaram na sabatina da OCDE.

Continua depois da publicidade

Em matemática o Brasil tirou nota 379, com queda de 5 pontos em relação ao exame anterior, de 2018. Nessa disciplina, ficou em 64º lugar. Em ciências, o país obteve nota 403, com recuo de 01 ponto frente a de 2018, e ficou em 61º lugar.

Nesta prova, a cidade-estado Cingapura liderou nas três disciplinas. Em matemática teve nota 575, em ciência, 561 e em leitura 543.

As nações desenvolvidas da Ásia se empenham para ir bem nesse teste enquanto o Brasil não oferece ensino em sintonia com essa prova.

Nota baixa no Pisa indica que o país seguirá com dificuldades para ter trabalhadores qualificados. Isso afeta a capacidade para competir com o resto do mundo e, também, limita o crescimento econômico.

Continua depois da publicidade

Leia também

Governo de SC divulga decreto do Pronampe Emergencial para empresas atingidas pelas enchentes

Congresso de engenharia mecânica em Florianópolis tem apresentação de 1.250 trabalhos

Presidente da Fiesc visita fábrica da BRF nos Emirados Árabes Unidos

Totvs faz mais uma aquisição milionária de empresa de tecnologia de SC

Em evento de fim de ano, Acif destaca avanço no número de associados e de projetos

BRDE assina na COP28 adesão aos Princípios da ONU para serviços financeiros sustentáveis

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total