A alta ocupação turística da Estação Inverno de Santa Catarina neste mês de julho não se limita às regiões serranas, onde forma geada e até cai neve. A lotação maior acontece mesmo na maior cidade do estado, Joinville, com sólido turismo de eventos. Além da âncora que é o tradicional Festival de Dança, a cidade abriga outros eventos grandes e pequenos em julho. Por isso, quem procurou quarto de hotel neste final de semana na cidade se deparou com estabelecimentos lotados ou com preços quase o dobro de outros meses do ano: as diárias de hotéis econômicos eu custavam R$ 300 foram para quase R$ 500.

Continua depois da publicidade

A maior lotação ocorre na segunda quinzena do mês. Isto porque no período de 15 a 18 de julho – de terça a sexta-feira da última semana, Joinville sediou a Intermach 2025, feira internacional de máquinas e equipamentos, que atraiu para a Expoville 25.300 visitantes do estado, Brasil e exterior.  

Veja mais imagens sobre Joinville e turismo de inverno: 

E na noite desta segunda-feira começa o Festival de Dança de Joinville 2025, com público esperado acima de 230 mil pessoas durante duas semanas: período de 21 de julho a 02 de agosto. No final de semana a cidade tinha público da Intermach saindo, público do Festival de Dança chegando e atletas que vieram com a família para corrida de rua neste domingo.

Continua depois da publicidade

Entre os eventos deste mês, um foi o Cidade das Águas RunFest, neste domingo, que teve corrida de rua e atrações culturais, numa iniciativa de novo complexo imobiliário de luxo que está sendo construído na cidade. E o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MINIC) realizou neste domingo a 7ª edição do seu festival MINIC na rua. Outro destaque é o Festival de Girassóis, que abriu nesta sexta-feira (18) e vai até 03 de agosto no Parque Hemero, bairro Jardim Sofia.

Essa lotação turística em Joinville confirma o que a plataforma ForwardKeys, líder mundial em inteligência de viagens, registrou no início do mês passado (junho). As compras de passagens aéreas para a cidade até 31 agosto de 2025 haviam crescido 31,5% enquanto a média para Santa Catarina havia caído 1,4%.

Na opinião do prefeito de Joinville, Adriano Silva, esses dados de voos mostram que a administração municipal está no caminho certo ao divulgar Joinville como opção para fazer negócios e para turismo.

A presença de visitantes aquece dezenas de setores da economia local e regional. Além do setor hoteleiro, eleva demanda por transporte, gastronomia, outros serviços e produtos.

Continua depois da publicidade

Leia também

Setor metalmecânico vai investir mais em inovação, mostra feira em SC

Executivos da gigante chinesa CCCC avaliam local do túnel Itajaí-Navegantes

“A gente tem que proteger a economia de Santa Catarina”, diz Jorginho sobre tarifaço

Fiesc sugere a Alckmin negociações com os EUA sem retaliações

Líderes de multinacionais de SC que vendem aos EUA participam de reunião com ministros

Exportações de pescados de SC aos EUA via portos estão suspensas e por avião seguem até agosto

Importadores dos EUA cancelam os contratos de compra de móveis de SC com alíquota de 50