nsc
nsc

Bicicletas

Quais as ruas de Blumenau mais procuradas por quem pedala a lazer

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
28/11/2021 - 09h02
Pesquisa ouviu 304 pessoas que usam a bicicleta para relaxar e exercitar-se
Pesquisa ouviu 304 pessoas que usam a bicicleta para relaxar e exercitar-se (Foto: Marcelo Martins, Divulgação)

Ruas 7 de Setembro, São Paulo, Humberto de Campos, Beira-Rio e XV de Novembro. São estas, pela ordem, as ruas mais citadas por ciclistas de Blumenau que pedalam por lazer nas horas de folga, segundo uma pesquisa em fase de conclusão no mestrado em Desenvolvimento Regional da Furb. Quem usa a bicicleta para recreação passa por corredores centrais rumo a pontos como Nova Rússia, Parque Ramiro e municípios vizinhos. As reclamações desse público são parecidas com as de quem usa a bicicleta para os deslocamentos diários.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A publicitária e pesquisadora Anna Coirolo perguntou a 304 ciclistas blumenauenses quais as rotas mais comuns nos passeios — o esporte de rendimento não integra a pesquisa. As vias mais citadas são, na maioria, corredores entre o Centro e os bairros. Nos casos em que os entrevistados citaram localidades, Nova Rússia, Encano (Indaial), Belchior (Gaspar) e Morro da Garuva foram as mais mencionadas, junto com a cidade de Pomerode.

A pesquisa também procurou saber as motivações dos ciclistas ao escolher esta opção de lazer. Manter-se em forma, descobrir novos espaços da cidade e aliviar o estresse aparecem em destaque. Por outro lado, a maioria dos ciclistas (87%) reclama da falta de conexão entre os trechos de ciclofaixas e ciclovias existentes, que já totalizam 135 quilômetros em 66 ruas diferentes. E também das más condições de infraestrutura das vias (65%). Problemas que frustram em parte a expectativa de relaxar a mente.

— Achei bem dificultoso pedalar nas ruas de Blumenau. Você tem que estar sempre muito ligado, não tem como relaxar — observa Anna, que circulou pelas rotas indicadas para aprofundar o levantamento.

Entre as conclusões que os dados preliminares sugerem está a de que o investimento em rotas para bicicletas nos corredores de serviço de Blumenau atende tanto a quem pedala a lazer quanto a caminho do trabalho. A rua líder de citações, 7 de Setembro, está prestes a ganhar 1,8 quilômetro de ciclofaixa larga, substituindo a calçada compartilhada. Bom para todos.

Os dados colhidos podem servir de norte para projetos de cicloturismo e de desenvolvimento da malha cicloviária de Blumenau. A dissertação de mestrado, orientada pelo professor Clóvis Reis, será apresentada à banca avaliadora em fevereiro de 2022.

Leia também

Como o advogado Rodrigo Soethe levou a oposição à vitória na eleição da OAB Blumenau

Livro infantil de escritor de Blumenau ganha o Prêmio Jabuti

Blumenau tem mais vagas em creches do que famílias interessadas

Decreto de SC sobre máscaras delega ao comércio função de fiscal do coronavírus

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas