Mesmo diante de um quadro crítico na saúde, Santa Catarina decidiu abrir exceções nas restrições impostas ao comércio de rua neste fim de semana. Lojas de materiais de construção, óticas e oficinas mecânicas foram enquadradas como atividades essenciais e poderão abrir as portas ao público neste sábado (6) e domingo (7).

Continua depois da publicidade

> Veja o que está proibido no 2º fim de semana de restrições em SC

A definição saiu na tarde desta sexta-feira (5) após uma reunião de equipes da Vigilância Sanitária com forças de segurança. A assessoria de imprensa da Polícia Militar confirmou a informação à coluna. Feiras de alimentos e serviços de entrega e manutenção de água também estão permitidos, assim como atividades de construção civil, que não estavam nominalmente citadas no decreto com as restrições editado pelo governo na semana passada.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

A edição das normas estava provocando dúvidas em alguns setores. Em Blumenau, o Sindilojas, que representa o comércio varejista, chegou a disparar um comunicado orientando o comércio de materiais de construção da cidade, de Indaial e de Timbó pela abertura normal neste fim de semana. 

Continua depois da publicidade

A recomendação foi sustentada em um parecer jurídico encomendado pela entidade que apontou que um decreto do Estado que lista o que é serviço essencial seria omisso quanto ao setor. No fim das contas, a definição da reunião acabou com um impasse que escancarou como decretos de restrições podem desencadear insegurança jurídica.

> SC registra 107 novas mortes por Covid-19, maior índice de confirmações em 24 horas

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.

Leia também:

​​Após flagrar paciente com Covid-19 na rua, profissional de saúde de SC faz apelo em áudio

Secretário defende “vacina na economia” em caso de lockdown

Dagmara Spautz: catarinenses são enviados para o ‘corredor da morte’ em nome da economia

6 fatos revelam o pior momento da pandemia para SC e Brasil​

Pazuello visita Chapecó sem anúncios contra colapso na saúde e critica busca de municípios por vacina

Continua depois da publicidade

Seis em cada dez casos de Covid-19 em SC são de novas variantes

SC teve 36 mortes de pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI em fevereiro

Em menos de 24 horas, pai e filho morrem de Covid-19 em Lages

Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina