Com a interceptação de quatro jovens no último domingo (15), mais dois ataques criminosos contra escolas foram impedidos no Brasil. Ao todo, 10 massacres foram evitados em colégios do país em 2021, mesmo ano em que Santa Catarina presenciou uma verdadeira chacina na creche Aquarela em Saudades, no Oeste do Estado. As informações são do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que deu apoio às ações.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os adolescentes identificados pela Polícia Civil eram de Goiás e do Rio Grande do Norte e pretendiam incendiar e usar explosivos em dois estabelecimentos educacionais.

Os suspeitos tinham até mesmo escolhido roupas que usariam no dia dos ataques e planejavam datas para testar materiais explosivos.

Neste caso, especificamente, os dois adolescentes eram primos e foram localizados pelos policiais em casa, sendo um deles morador da cidade de Campo Redondo, no Rio Grande do Norte, e outro de Itumbiara, em Goiás. A comunicação entre os suspeitos era realizada pela internet.

Continua depois da publicidade

Autor de ataque a creche em SC pode pegar 100 anos de prisão e cumprir menos da metade, dizem especialistas

Mais sete crimes impedidos

Outras sete ameaças semelhantes foram evitadas em 2021 em outros estados brasileiros. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 5 de maio a Polícia Civil do Rio de Janeiro foi acionada após a Secretaria de Operações Integradas identificar que um adolescente da cidade de Cabo Frio divulgava em redes sociais que pretendia invadir um colégio da região. A ação ocorreu um dia após os assassinatos em SC.

Inverno 2021: será que vem mais frio pela frente em Santa Catarina?

No dia 20 de maio, o Ministério enviou um relatório à Polícia Civil do Distrito Federal sobre uma jovem, de 19 anos, que planejava realizar um atentado. Ela foi detida e liberada após prestar depoimento. A jovem planejava executar o crime com o retorno das aulas presenciais do ano letivo.

Já na data de 27 de maio, foi a vez dos alunos de escolas de Goiânia-GO serem protegidos em razão dos elementos coletados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Continua depois da publicidade

Na ocasião, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de um adolescente. No celular do suspeito foram encontrados indícios de participação em grupos que planejam atentados a escolas, bem como fazem alusão a grupos extremistas.

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Um dia depois, foi impedido um ataque a unidades escolares em Minas Gerais, com a apreensão de um adolescente pela Polícia Civil.

Em 1º de junho, um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Civil do Paraná, na cidade de Palmas. Um mês depois, em 1° de julho, os dados coletados pela Secretaria de Operações Integradas impediram ataque a escola pública de Santa Rita, na Paraíba. Policiais civis realizaram busca e apreensão na casa de um adolescente de 14 anos.

Os 10 planos criminosos foram frustrados com uso de informações coletadas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e com a colaboração da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI).

Continua depois da publicidade

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Polícias de Lages alertam sobre fake news em divulgação de “massacre” em escolas

Ataque a creche em Saudades, SC

Um dos crimes mais crueis já vivenciados em Santa Catarina ocorreu na pacata cidade de Saudades, no Oeste, em 4 de maio de 2021, quando uma creche municipal foi invadida por um jovem de 18 anos, que matou covardemente, a facadas, três crianças com menos de 2 anos e duas educadoras. A ação criminosa ocorreu no mesmo mês em que outros três ataques seriam evitados em escolas do país. 

Quem é o autor do ataque que deixou cinco mortos em creche no Oeste de SC

O autor da sequência de crimes bárbaros está preso desde então. Ele responde processo por cinco homicídios qualificados, por motivo torpe, cruel e em ação que impossibilitou a defesa das vítimas. Além disso, é réu por 14 tentativas de homicídio e teve quatro pedidos de exame de sanidade mental negados pela Justiça.

Leia também

Cenas de horror e gritos por socorro: professora relata desespero durante ataque a creche em SC

Fotos mostram resgate após ataque a escola em SC com cinco mortos

Quem são as três crianças vítimas do ataque a creche em Saudades, no Oeste de SC

Quem era a professora morta em ataque a creche no Oeste de SC

Destaques do NSC Total