nsc
santa

Basquete

Com vaga no NBB em jogo, Blumenau sedia fase final do Campeonato Brasileiro de basquete masculino

Flamengo Blumenau e outros três times disputam o título da competição e o acesso para a elite nacional na próxima temporada; confira os duelos e programe-se para conferir

05/05/2022 - 15h29 - Atualizada em: 06/05/2022 - 16h24

Compartilhe

Everton
Por Everton Siemann
flamengo-basquete-blumenau-fase-final-campeonato-brasileiro-7
Flamengo Blumenau vai enfrentar o Liga Sorocabana-SP nas semifinais. As equipes já se duelaram na 1ª fase da competição
(Foto: )

Blumenau, São José dos Campos (SP), Araraquara (SP) ou Sorocaba (SP). Uma dessas quatro cidades terá um representante no Novo Basquete Brasil (NBB), a elite nacional do basquete masculino. Os quatro times entram em quadra nesta quinta-feira, dia 5, para a fase final do Campeonato Brasileiro, a divisão de acesso da modalidade no país. As partidas serão disputadas no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Chamado de final four, a etapa decisiva é de confrontos únicos. Nesta quinta-feira, serão disputadas as semifinais. Às 17h, enfrentam-se São José dos Campos-SP e Araraquara-SP. E na sequência, às 19h30mn, jogam Flamengo/Blumenau e Liga Sorocabana-SP.

> Projeto Basquete Transforma SC vai valorizar potencial do esporte catarinense

Quem vencer avança para a decisão, que será disputada no sábado, 11h. Antes, às 9h, os eliminados nas semifinais decidem o 3º lugar. Apenas o campeão garante vaga no NBB na próxima temporada.

O técnico do Flamengo/Blumenau, André Germano, diz que o time está focado primeiramente no duelo com o time de Sorocaba-SP. Ressalta que o time já tem a experiência de ter ficado com o vice-campeonato da temporada passada e que o elenco deste ano foi montado pensando nesse momento, mesclando jogadores jovens e outros mais experientes.

– Estamos trabalhando todos os detalhes da partida, para que a gente tenha uma defesa forte, com intensidade e ataque de maneira coletiva e com inteligência – pondera o comandante do time de Blumenau.

Araraquara-SP, Flamengo/Blumenau e Liga Sorocabana-SP estavam no mesmo grupo na fase de classificação e já se enfrentaram. Os blumenauenses sofreram duas derrotas na competição, ambas nas primeiras rodadas e para os times paulistas. Foram superados por Araraquara-SP por 79 a 70, na estreia da competição, e perderam para Liga Sorocabana-SP, por 57 a 54, na 2ª rodada. Os dois jogos foram na Arena Multiuso, em Brusque.

> Com show de Vitória Marcelino, Blumenau vence Ituano-SP, fora de casa, em repeteco da final da LBF

Depois as equipes voltaram a se enfrentar e o Flamengo/Blumenau levou a melhor. Bateu Araraquara-SP por 78 a 56 e superou Liga Sorocabana-SP por 68 a 53, em jogos no Galegão.

Diante desse cenário, o treinador do Flamengo/Blumenau, André Germano, destaca que todas as equipes evoluíram e cresceram de rendimento ao longo da competição, inclusive com a chegada de novos atletas desde os duelos na 1ª fase.

– Estamos acompanhando o time deles em competições em São Paulo e este será um jogo muito diferente. O nosso time trabalha para encarar essa fase final com muita naturalidade, focado no jogo e nos ajustes para essa situação de decisão. A gente costuma dizer que esse tipo de partida não é jogar, é ganhar. E estamos preparados para isso – analisa Germano.

> Basquete de Blumenau fecha parceria com o Flamengo e vai vestir vermelho e preto em 2021

O treinador de Blumenau convocau os fãs de basquete e a torcida do Flamengo para comparecer no Galegão e empurrar o time:

– Contamos com o apoio dos torcedores do Flamengo e daqules que amam o basquete em Blumenau para prestigiar e torcer pelo nosso time.

> Kobe Bryant: um gênio egoísta que conquistou o mundo

Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos nas bilheterias do Galegão. Quem preferir, pode conferir os jogos pela TV, já que todas as partidas terão transmissão ao vivo do canal por assinatura Band Sports.

Os duelos

Quinta-feira, dia 5 de maio

17h

São José dos Campos-SP x Araraquara-SP

19h30mn

Flamengo/Blumenau x Liga Sorocabana-SP

Sábado, dia 7 de maio

9h

Disputa do 3º lugar

11h

Decisão do título

> LeBron James se torna o segundo maior cestinha da história da NBA

Vídeo mostra o troféu que está em jogo

As campanhas dos classificados à fase decisiva

A fase final está sendo disputada em Blumenau porque os donos da casa tiveram a melhor campanha entre os quatro classificados. Confira como foi a campanha de cada semifinalista.

Araraquara-SP

  • 14 jogos
  • 12 vitórias
  • 2 derrotas

Flamengo/Blumenau

  • 14 jogos
  • 12 vitórias
  • 2 derrotas

Liga Sorocabana-SP

  • 14 jogos
  • 9 vitórias
  • 5 derrotas

São José dos Campos-SP

  • 14 jogos 
  • 11 vitórias
  • 3 derrotas

Leia também:

> Como Kobe Bryant ajudou a NBA a conquistar o mundo

> Desafio Basquete Transforma SC conhece os campeões

> JEC e Sociedade Ginástica fazem parceria para disputar o Campeonato Brasileiro de Basquete

Colunistas