A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) solicitou aos municípios a criação de um pré-cadastro para a vacinação contra a covid-19 de idosos com idade entre 85 e 90 anos. O levantamento serve para agilizar o processo de imunização quando mais doses chegarem ao estado. Em Florianópolis, 14 mil pessoas com mais de 75 anos já estão cadastradas.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Em entrevista à NSC TV nesta quarta-feira (3), o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, disse ser necessário a chegada de 600 mil doses para que a vacinação do grupo fosse iniciada:
— Aqui em Santa Catarina, considerando a população acima dos 75 anos, temos um total de quase 300 mil idosos nessa faixa. Para a gente iniciar uma vacinação nessa faixa deveríamos ter umas 600 mil doses. Se nós recebermos um número maior do que essa quantidade, nós começamos, assim como outros estados, a fazer a vacinação dos mais idosos e ir descendo nas idades na medida em que as doses chegam — afirmou.
> SC soma 70,5 mil pessoas vacinadas contra a Covid até o momento, aponta governo
Continua depois da publicidade
Até terça-feira (2), Santa Catarina vacinou 70.558 mil pessoas. Neste primeiro momento foram imunizados profissionais da saúde (61.114), idosos institucionalizados (6.310), pessoas com deficiência na mesma condição (260) e a população indígena (2.874).
O total ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Plano Estadual de Imunização, com apenas 16% do grupo estimado recebendo as doses. Além disso, foram excluídos da primeira etapa os idosos com mais de 75 anos que não vivem em asilos. O grupo é considerado de risco para desenvolver formas mais graves da covid-19.
> Mais de 2,4 milhões já receberam uma dose da vacina contra a Covid no Brasil
Segundo o superintendente, o Estado recebeu até o momento 214 mil doses de vacinas. Desse total, 160 mil eram da CoronaVac. O imunizante, que é aplicado em duas doses, começou a ser enviado às regionais de saúde na terça-feira. O quantitativo recebido, contudo, não é considerado suficiente para vacinar um maior contingente.
— O volume de vacinação poderia ser maior, no entanto, a quantidade de vacinas disponíveis ainda está bem abaixo do esperado e principalmente para que a gente possa avançar com os demais grupos — declarou Macário.
Continua depois da publicidade
> Tire as dúvidas que ainda restam sobre a vacina da Covid-19
A expectativa é que mais doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde até o início da próxima semana. A partir da quantidade recebida, explicou o superintendente, será possível definir novos grupos da vacinação, além de completar a imunização para a população que já integra a faixa prioritária.
Municípios já iniciaram pré-cadastro
Os dois maiores municípios de Santa Catarina, Florianópolis e Joinville já coletam dados dos idosos. Na Capital, os dados são colhidos do sistema do SUS. Para saber se as informações estão atualizadas e tirar dúvidas sobre o credenciamento a população pode ligar para o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.
> Vacina da Covid em Florianópolis: locais, seringas, freezers e o que se sabe até agora
Por meio do atendimento, os atendentes vão informar sobre a situação do cadastro junto ao SUS. A vacinação de idosos com mais de 75 anos será agendada para evitar filas e aglomerações. O contato das equipes de saúde será feito por meio do Whatsapp. Já para os acamados, a aplicação acontecerá em casa. Contudo, a imunização ainda depende da chegada de mais doses.
Segundo a prefeitura, 14.590 pessoas com mais de 75 anos já estão cadastradas em Florianópolis com base nos dados do SUS. Esse número representa 70% da população do município nessa faixa etária.
Continua depois da publicidade
Já em Joinville, idosos a partir dos 60 anos já podem realizar o pré-cadastro por meio do site da prefeitura. A administração começou na segunda-feira (1º) a receber as informações da população. Para se registrar é necessário fornecer informações pessoais como o CPF. Além do grupo, profissionais da saúde também podem se cadastrar. A prefeitura não divulgou o número de pessoas cadastradas.
Em Blumenau, a prefeitura começou o agendamento da vacinação em idosos com mais de 60 anos trabalhadores da saúde. Serão vacinados profissionais que atuam nas redes pública e privada.
Leia mais:
Ministério da Saúde recomenda evitar viagens a locais com maior incidência de nova variante da Covid
Pacientes de Manaus que vieram a SC tratar Covid-19 começam a receber alta
Eficácia da vacina Sputnik contra Covid-19 é “boa notícia”, diz Anvisa