nsc
nsc

Game

Escape game: conheça o jogo imersivo que combina desafio e mistério em Florianópolis

Primeiro jogo no estilo em Santa Catarina, Escape One traz entretenimento, diversão e estimula o trabalho em equipe

13/05/2022 - 16h48

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Jogo de Escape Room em Florianópolis foi o primeiro do Estado
Jogo de Escape Room em Florianópolis foi o primeiro do Estado
(Foto: )

Você já ouviu falar em escape game? Para quem procura uma atividade diferente, que combina adrenalina, emoção e desafio, essa é uma atração imperdível. A dinâmica parece simples: um grupo encontra-se preso em uma sala temática e precisa usar suas habilidades para conseguir sair dela. Mas a emoção começa quando o cronômetro dispara — 60 minutos separam os participantes do fim do jogo.

Em Florianópolis, o primeiro jogo do estilo chegou com a Escape One.

— O escape game reúne diversão e desenvolvimento. Os jogadores têm 1 hora para descobrir pistas e desvendar enigmas para escapar da sala. Aí entram as estratégias de cada time. E assim eles desenvolvem habilidades de comunicação, liderança, pensamentos realmente criativos e muita união de equipe — explica Thaiz Londero, sócia-proprietária da Escape One.

> Premiações de games influenciam suas escolhas?

Atração reúne enigmas, suspense e simulação de fuga real

Na ficção, não é incomum encontrar tramas em que os personagens estão presos em um local desconhecido e precisam correr contra o tempo para descobrir como escapar. Quem está do outro lado da tela sente os nervos à flor da pele e a expectativa de que a obra termine bem, com todos sãos e salvos.

A Escape One, localizada na Grande Florianópolis, reproduz essa experiência de forma fiel e eletrizante. São seis jogos diferentes, em ambientes distintos, com enigmas em cada um deles. A meta, no entanto, é uma só: escapar da sala em até uma hora.

A modalidade ganhou adeptos — e muitos fãs. Yuri Tomaz, bioquímico e apaixonado por escape games, conta como conheceu o universo:

— Conheci o Escape One em agosto de 2016, através de uma reportagem sobre a Escape One no extinto programa Mistura, que passava na NSC aos sábados à tarde. Assisti a reportagem e pensei ‘preciso jogar isso’. Minha primeira sala foi a Bomb na Escape One — conta.

A experiência se tornou um hobby, que dura até hoje.

— Já joguei mais de 200 salas em 30 cidades diferentes do Brasil, algumas com minha esposa e filha, juntamente com as amizades que fiz pelo país devido ao Escape One — completa Yuri.

Escape game
Cenários da Escape One foram pensados para criar uma experiência imersiva
(Foto: )

Para cada escape room, uma história diferente

Na Escape One, os participantes podem escolher qual desafio vão enfrentar. Cada trama traz pistas únicas, de acordo com a imersão do enredo.

— A imersão que o jogo proporciona tendo que trabalhar de forma colaborativa para cumprir o objetivo proposto num determinado limite de tempo em um cenário temático, achando pistas e superando uma série de desafios, em sua maioria de raciocínio lógico. A gente se sente em um filme, a diferença é que nós somos os protagonistas — comenta Yuri Tomaz.

Alcatraz

No jogo Alcatraz, a narrativa é envolvente: os participantes foram condenados por um crime que não cometeram e precisam fugir do Prisoner Transport, ônibus com destino à temida prisão de Alcatraz.

> História é mais importante do que gameplay?

Bomb

Aqui, a equipe tem uma hora para desativar a bomba plantada em um prédio desativado desde a antiga Desterro e salvar suas vidas. O grupo terrorista F.A.T.O promete deixar essa missão quase impossível.

O Portal

Quais as chances de abrir um portal secreto e tornar-se imortal? Josef, um menino excêntrico, com hábitos macabros, descobriu a passagem e ganhou a vida eterna. Agora, restam 60 minutos para encontrar a saída do portal misterioso.

Reféns

Neste jogo, as emoções ficam à flor da pele. Sequestrados por um assassino em série, o grupo precisa desvendar os enigmas para escapar antes que ele retorne ao cativeiro. Quando o cronômetro parar, a serra elétrica será a única saída.

Assista ao teaser no YouTube

Operação X

O que está por trás do sucesso de um grupo de advogados enigmáticos? Correndo contra o tempo, o time precisa pensar rápido, unir estratégias e desvendar o motivo de tanto êxito.

Segredos do Universo

Para um thriller mais apocalíptico, há o jogo Segredos do Universo, que se inicia quando um astrônomo descobre que o mundo vai acabar e depende dos participantes para evitar o fim do planeta. Essa sala comporta até 8 jogadores. Nas demais, é possível reunir até 26 participantes simultaneamente.

> Top 5 jogos baseados em filmes

Jogos corporativos promovem o trabalho em equipe

Desvendar o mistério, encontrar as pistas e escapar em menos de 60 minutos faz do jogo uma imersão que exige união, trabalho em equipe, espírito de liderança, inteligência, criatividade e muita curiosidade — habilidades e características essenciais no mercado de trabalho.

Com o Escape One Box, os enigmas vão até as empresas em jogos de até 60 participantes, em tramas envolventes que ressaltam a importância da comunicação, iniciativa e agilidade no ambiente corporativo.

No Escape One Bus, a equipe precisa desenhar a melhor estratégia para escapar do Prisoner Transport antes que chegue em Alcatraz. É possível, ainda, levar o escape móvel até a empresa para realizar a dinâmica.

Escape One

Rua Vera Linhares de Andrade, 2665 | Córrego Grande - Florianópolis

WhatsApp: (48) 98825-0270

Vivencie um escape game na prática, com amigos ou com a equipe de trabalho e entenda o quanto a experiência pode ser divertida e enriquecedora.

Leia mais

Microsoft anuncia compra da Activision Blizzard – e agora?

Jogos para começar e se familiarizar com videogames

Games mais esperados de 2022

Colunistas